Do zeitgeist às prateleiras – as obras das autoras portuguesas censuradas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2019v24n2p116

Resumo

Neste artigo, resumimos as conclusões da tese de doutoramento apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina em 2017. Aqui, fazemos uma análise das condições de produção e recepção das obras das autoras portuguesas censuradas pela PIDE. Com um corpus que alberga todos os romances censurados de todas as autoras portuguesas, incluindo ainda peças de teatro e poesia, procurámos os motivos que levaram à censura e analisámos o papel que a censura teve na delineação do cânone literário português. O seu papel não é mesurável, quantitativo. Não apenas teve a sua influência sobre os livros que censurou: existem ainda aqueles que foram modificados para evitarem a proibição e aqueles que nem sequer foram escritos. Para mais, analisámos as condições de recepção dessas obras, já que, se umas foram simplesmente apagadas, outras motivaram processos judiciais ou movimentos sociais de apoio. O único denominador simbólico comum parte de uma identidade social que, por sua vez, parte de elementos culturais, sociais e políticos.

Biografia do Autor

Ana Bárbara Pedrosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Ana Bárbara Pedrosa é licenciada em Línguas Aplicadas pela Universidade do Minho, mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Linguística pela Universidade de Lisboa, pós-graduada em Economia e Políticas Públicas pelo ISCTE-UNL e doutorada em Ciências Humanas. É investigadora científica, editora, revisora, tradutora, crítica literária e romancista.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

PEDROSA, Ana Bárbara. Do zeitgeist às prateleiras – as obras das autoras portuguesas censuradas. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 116–134, 2019. DOI: 10.5007/2175-7917.2019v24n2p116. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2019v24n2p116. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes