A (des)construção do "eu" n'Os cus de Judas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n2p109Resumo
Este trabalho tem como objetivo trazer à discussão o tema da composição do “eu” dentro da ficção de caráter autobiográfico Os cus de Judas (1979), do escritor português António Lobo Antunes. Para atender ao proposto, faz-se necessário avaliar a maneira como o autor tece seu discurso, no que tange à configuração da subjetividade associada à imagem (des)feita pela voz predominante do texto, que se dedica, durante uma noite taciturna regada à uísque, a jorrar sentimentos, sensações, receios e anseios. Conforme a obra envereda para o desvendamento do “eu” a partir de uma escrita memorialística, somos apresentados ao íntimo de alguém que compartilha do cenário caótico derivado da guerra colonial em Angola. Pensar em analisar o caráter do personagem a partir do que ele próprio conta é pertinente por nos permitir compreender como é configurado o pensamento contemporâneo que, por conseguinte, delineia as formas de arte. Como auxílio teórico preponderante, serão referenciados Stuart Hall, cujo foco selecionado é a noção de identidade, Walter Benjamin, por suas colocações acerca de narrador, Paula Sibilia pelo seu estudo em prol da manifestação do íntimo, e Michel Foucault pelas observações a respeito da individualização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.