Mimese do real e o real da mimese: a teatralidade obscena em Bernardo Carvalho

Autores

  • Olivier Allain Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo se propõe a investigar alguns recursos textuais empregados por Ber-nardo Carvalho em várias de suas produções trazendo nova luz às mesmas. Trata-se daquestão da « teatralidade » ou da palavra teatro ou ainda da palavra emprestada à cenateatral mas refuncionalizada ou pelo menos questionada e questionante para com o rela-to assim posto em cena. Surge uma forte consonância com o cinema, pensado ficcional eteoricamente por autores como David Lynch, Silviano Santiago, Guy Debord e GiorgioAgamben.

Biografia do Autor

Olivier Allain, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Inglês e Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) , mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) . Atualmente é Professor de Comunicação e Expressão do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Teoria Literária. Atuando principalmente nos seguintes temas: Jacques Derrida, literatura, ética.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

ALLAIN, Olivier. Mimese do real e o real da mimese: a teatralidade obscena em Bernardo Carvalho. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 11, n. 11, p. 37–53, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5219. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Pensamento, imagem