O gênero conto: principais teorias e situação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92854Palavras-chave:
Conto, Literatura brasileira contemporânea, Gêneros literáriosResumo
Considerando o conto como parte da história da humanidade e como um meio de acessar os modos de vida e a cultura de um povo, este trabalho se propõe a traçar um panorama do gênero para, em seguida, explorar os principais pressupostos teóricos que embasam a crítica e, por fim, situá-lo no Brasil contemporâneo. A hipótese de leitura, proposta a partir da revisão da literatura, é a de que definir conto é uma tarefa complexa e desafiadora que a crítica ainda não foi capaz de realizar. Passando pelos trabalhos de Gotlib (1988), Lucas (1983), Tavares (2003) e Zumthor (1993), este trabalho se apresenta mais como uma indagação acerca das proposições já feitas a respeito do conto, especialmente por Poe (2016), Cortázar (1993) e Quiroga (1940), do que uma tentativa de defini-lo. No fim das contas, no contexto pós-moderno do Brasil contemporâneo, a pergunta pela essência desse gênero literário se mantém aberta e suscetível de questionamento acerca de sua pertinência.
Referências
ANDRADE, Mário de. Contos e contistas. In: ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinhos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. p. 9-12. Versão do Kindle.
BITTENCOURT, Gilda Neves. O conto latino-americano: confronto de imaginários. In: MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves. Limiares críticos: ensaios sobre literatura comparada. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 173-181.
BOSI, Alfredo (org.). O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1997.
CORTÁZAR, Júlio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Júlio. Valise de Cronópio. Trad. de Davi Arrigucci Jr e João Alexandre Barbosa 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.p. 147-163.
GOTLIB. Nádia Battella. Teoria do conto. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.
LUCAS, Fábio. O conto no Brasil moderno. In: SANT’ANNA, Affonso Romano et al. Comunicações. São Paulo: L.R, 1983, p. 105-163.
MORICONI, Ítalo. Circuitos contemporâneos do literário (indicações de pesquisa). Gragoatá, Niterói, v. 11, n. 20, 2006, p. 147-163. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33244/19231. Acesso em: 02 jun. 2020.
PLATÃO. Fedro. Trad. de Alex Marins São Paulo: Martin Claret, 2005.
POE, Edgar Allan. Primeira resenha de Edgar Allan Poe sobre Twice-told tales, de Nathaniel Hawthorne. Bestiário, Porto Alegre, ago, 2016, p. 1-16.
QUIROGA, Horacio. Decálogo do perfeito contista. In: QUIROGA, Horacio. Los perseguidos y otros cuentos. Montevidéu: Claudio Garcia, 1940, p. 7.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Trad. de Pedro Süssekind. Porto Alegre: L&PM, 2006.
TAVARES, Cássio da Silva Araújo. O conto e o conto brasileiro contemporâneo. 2003. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001576720. Acesso em: 22 jul. 2023.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Trad. de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniele Scalia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.