O gênero conto: principais teorias e situação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92854

Palavras-chave:

Conto, Literatura brasileira contemporânea, Gêneros literários

Resumo

Considerando o conto como parte da história da humanidade e como um meio de acessar os modos de vida e a cultura de um povo, este trabalho se propõe a traçar um panorama do gênero para, em seguida, explorar os principais pressupostos teóricos que embasam a crítica e, por fim, situá-lo no Brasil contemporâneo. A hipótese de leitura, proposta a partir da revisão da literatura, é a de que definir conto é uma tarefa complexa e desafiadora que a crítica ainda não foi capaz de realizar. Passando pelos trabalhos de Gotlib (1988), Lucas (1983), Tavares (2003) e Zumthor (1993), este trabalho se apresenta mais como uma indagação acerca das proposições já feitas a respeito do conto, especialmente por Poe (2016), Cortázar (1993) e Quiroga (1940), do que uma tentativa de defini-lo. No fim das contas, no contexto pós-moderno do Brasil contemporâneo, a pergunta pela essência desse gênero literário se mantém aberta e suscetível de questionamento acerca de sua pertinência.

Biografia do Autor

Daniele Scalia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul. Graduada em Letras – Inglês pela mesma instituição. Doutoranda em Teoria, Crítica e Comparatismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professora de Língua Inglesa e tradutora. Pesquisa literatura brasileira contemporânea escrita por mulheres.

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Publicado

2023-11-13

Como Citar

SCALIA, Daniele. O gênero conto: principais teorias e situação no Brasil. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 28, p. 01–18, 2023. DOI: 10.5007/2175-7917.2023.e92854. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/92854. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Artigos