O gênero conto: principais teorias e situação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e92854Palabras clave:
Conto, Literatura brasileira contemporânea, Gêneros literáriosResumen
Considerando o conto como parte da história da humanidade e como um meio de acessar os modos de vida e a cultura de um povo, este trabalho se propõe a traçar um panorama do gênero para, em seguida, explorar os principais pressupostos teóricos que embasam a crítica e, por fim, situá-lo no Brasil contemporâneo. A hipótese de leitura, proposta a partir da revisão da literatura, é a de que definir conto é uma tarefa complexa e desafiadora que a crítica ainda não foi capaz de realizar. Passando pelos trabalhos de Gotlib (1988), Lucas (1983), Tavares (2003) e Zumthor (1993), este trabalho se apresenta mais como uma indagação acerca das proposições já feitas a respeito do conto, especialmente por Poe (2016), Cortázar (1993) e Quiroga (1940), do que uma tentativa de defini-lo. No fim das contas, no contexto pós-moderno do Brasil contemporâneo, a pergunta pela essência desse gênero literário se mantém aberta e suscetível de questionamento acerca de sua pertinência.
Citas
ANDRADE, Mário de. Contos e contistas. In: ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinhos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. p. 9-12. Versão do Kindle.
BITTENCOURT, Gilda Neves. O conto latino-americano: confronto de imaginários. In: MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves. Limiares críticos: ensaios sobre literatura comparada. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 173-181.
BOSI, Alfredo (org.). O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1997.
CORTÁZAR, Júlio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Júlio. Valise de Cronópio. Trad. de Davi Arrigucci Jr e João Alexandre Barbosa 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.p. 147-163.
GOTLIB. Nádia Battella. Teoria do conto. 4. ed. São Paulo: Ática, 1998.
LUCAS, Fábio. O conto no Brasil moderno. In: SANT’ANNA, Affonso Romano et al. Comunicações. São Paulo: L.R, 1983, p. 105-163.
MORICONI, Ítalo. Circuitos contemporâneos do literário (indicações de pesquisa). Gragoatá, Niterói, v. 11, n. 20, 2006, p. 147-163. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33244/19231. Acesso em: 02 jun. 2020.
PLATÃO. Fedro. Trad. de Alex Marins São Paulo: Martin Claret, 2005.
POE, Edgar Allan. Primeira resenha de Edgar Allan Poe sobre Twice-told tales, de Nathaniel Hawthorne. Bestiário, Porto Alegre, ago, 2016, p. 1-16.
QUIROGA, Horacio. Decálogo do perfeito contista. In: QUIROGA, Horacio. Los perseguidos y otros cuentos. Montevidéu: Claudio Garcia, 1940, p. 7.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Trad. de Pedro Süssekind. Porto Alegre: L&PM, 2006.
TAVARES, Cássio da Silva Araújo. O conto e o conto brasileiro contemporâneo. 2003. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001576720. Acesso em: 22 jul. 2023.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Trad. de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Daniele Scalia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.