Estrutura do Retorno: Bataille, Freud e Kafka

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2026.e103761

Palabras clave:

estrutura, Georges Bataille, Sigmund Freud, Franz Kafka

Resumen

No presente ensaio, propõe-se observar as relações entre as estruturas que se apresentam nos conceitos de transgressão, de Georges Bataille, e de pulsão de morte, de Sigmund Freud. A ideia não é tentar uma simples aproximação desses conceitos, mas mostrar como eles se ligam no que diz respeito à forma que a estrutura do retorno se torne possível. Tanto o retorno ao interdito no movimento da transgressão quanto o retorno ao inanimado na pulsão de morte indicam uma destruição ao mesmo tempo que indicam uma possibilidade de criação. Nesse sentido, observa-se como a estrutura do retorno parece funcionar tanto na obra de Bataille quanto na obra de Freud. Para isso, no texto Carta ao Pai, do escritor tcheco Franz Kafka, busca-se compreender como a destruição da transgressão e da pulsão de morte podem ser o retorno à (re)criação da estrutura a partir da escritura. Pretende-se mostrar como estrutura do retorno é uma parte integrante, pulsional e insurgente da estrutura e da escritura.

Biografía del autor/a

Lucca Marthius Reginatto Lobato, Universidade de Brasília

Graduado em Letras – Tradução – Francês pela Universidade de Brasília, UnB. Mestre em Literatura pela mesma instituição e doutorando do Programa de Pós-graduação em Literatura da UnB em cotutela com a Université Sorbonne-Nouvelle, na França.

Citas

BATAILLE, Georges. O Erotismo. Trad. de Fernando Scheibe. Apresentação de Fernando Scheibe. Prefácio de Raul Antelo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BATAILLE, Georges. Théorie de la religion. Texte établi et présenté par Thadée Klossowski. Paris: Tel Gallimard, 1973.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presse Universitaire Françaises, 2021.

DERRIDA, Jacques. Forte et signification. In : L’Écriture et la différence. Paris: Éditions du Seuil, 1867, p. 9-49.

DERRIDA, Jacques. Donner la mort. Paris: Éditions Galilée, 1999.

FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer [Jenseits des Lustprinzips]. Trad. e notas de Maria Rita Salzano Moraes. Revisão de tradução de Pedro Heliodoro Tavares. 1. ed., 1ª reimp. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2021a. Edição Crítica Bilíngue

FREUD, Sigmund. A Pulsão e seus destinos. Trad. de Pedro Heliodoro Tavares. 1. ed., 7ª reimp., Belo Horizonte: Autêntica, 2021b. Edição Bilíngue.

FREUD, Sigmund. O Infamiliar [Das Unheimlich]. Trad. de Ernani Chaves; Pedro Heliodoro Tavares. Seguido de O Homem da Areia, de E. T. A. Hoffmann. Trad. de Romero Freitas. Posfácio de Christian Dunker. 1. ed., 2ª reimp., Belo Horizonte: Autêntica, 2021c. Edição Bilíngue.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. O mal radical em Freud. 2. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

KAFKA, Franz. Carta ao Pai. 20ª reimp. Trad. e Posfácio de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

LACAN, Jacques. O Seminário: livro 7. A ética da psicanálise. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Trad. de Antônio Quinet. Rio de Janeiro: Zahar, 1988a.

LACAN, Jacques. O Seminário: livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Trad. de M. D. Magno. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller, 3. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1998b.

RIFFATERRE, Michel. A Ilusão Referencial. In: BARTHES, Roland et al. Literatura e Realidade. Trad. de Tereza Coelho. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1984, p. 99-128.

SPIELREIN, Sabina. A destruição como origem do devir. Curadoria e introdução de Renata Udler Cromberg. Trad. de Renata Dias Mundt. Porto Alegre: Artes & Ecos, 2021.

Publicado

2026-01-26

Cómo citar

LOBATO, Lucca Marthius Reginatto. Estrutura do Retorno: Bataille, Freud e Kafka. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 31, p. 01–18, 2026. DOI: 10.5007/2175-7917.2026.e103761. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/103761. Acesso em: 31 ene. 2026.

Número

Sección

Artigos