Estrutura do Retorno: Bataille, Freud e Kafka
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2026.e103761Palabras clave:
estrutura, Georges Bataille, Sigmund Freud, Franz KafkaResumen
No presente ensaio, propõe-se observar as relações entre as estruturas que se apresentam nos conceitos de transgressão, de Georges Bataille, e de pulsão de morte, de Sigmund Freud. A ideia não é tentar uma simples aproximação desses conceitos, mas mostrar como eles se ligam no que diz respeito à forma que a estrutura do retorno se torne possível. Tanto o retorno ao interdito no movimento da transgressão quanto o retorno ao inanimado na pulsão de morte indicam uma destruição ao mesmo tempo que indicam uma possibilidade de criação. Nesse sentido, observa-se como a estrutura do retorno parece funcionar tanto na obra de Bataille quanto na obra de Freud. Para isso, no texto Carta ao Pai, do escritor tcheco Franz Kafka, busca-se compreender como a destruição da transgressão e da pulsão de morte podem ser o retorno à (re)criação da estrutura a partir da escritura. Pretende-se mostrar como estrutura do retorno é uma parte integrante, pulsional e insurgente da estrutura e da escritura.
Citas
BATAILLE, Georges. O Erotismo. Trad. de Fernando Scheibe. Apresentação de Fernando Scheibe. Prefácio de Raul Antelo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BATAILLE, Georges. Théorie de la religion. Texte établi et présenté par Thadée Klossowski. Paris: Tel Gallimard, 1973.
DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presse Universitaire Françaises, 2021.
DERRIDA, Jacques. Forte et signification. In : L’Écriture et la différence. Paris: Éditions du Seuil, 1867, p. 9-49.
DERRIDA, Jacques. Donner la mort. Paris: Éditions Galilée, 1999.
FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer [Jenseits des Lustprinzips]. Trad. e notas de Maria Rita Salzano Moraes. Revisão de tradução de Pedro Heliodoro Tavares. 1. ed., 1ª reimp. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2021a. Edição Crítica Bilíngue
FREUD, Sigmund. A Pulsão e seus destinos. Trad. de Pedro Heliodoro Tavares. 1. ed., 7ª reimp., Belo Horizonte: Autêntica, 2021b. Edição Bilíngue.
FREUD, Sigmund. O Infamiliar [Das Unheimlich]. Trad. de Ernani Chaves; Pedro Heliodoro Tavares. Seguido de O Homem da Areia, de E. T. A. Hoffmann. Trad. de Romero Freitas. Posfácio de Christian Dunker. 1. ed., 2ª reimp., Belo Horizonte: Autêntica, 2021c. Edição Bilíngue.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. O mal radical em Freud. 2. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
KAFKA, Franz. Carta ao Pai. 20ª reimp. Trad. e Posfácio de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
LACAN, Jacques. O Seminário: livro 7. A ética da psicanálise. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Trad. de Antônio Quinet. Rio de Janeiro: Zahar, 1988a.
LACAN, Jacques. O Seminário: livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Trad. de M. D. Magno. Texto estabelecido por Jacques-Alain Miller, 3. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1998b.
RIFFATERRE, Michel. A Ilusão Referencial. In: BARTHES, Roland et al. Literatura e Realidade. Trad. de Tereza Coelho. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1984, p. 99-128.
SPIELREIN, Sabina. A destruição como origem do devir. Curadoria e introdução de Renata Udler Cromberg. Trad. de Renata Dias Mundt. Porto Alegre: Artes & Ecos, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Lucca Marthius Reginatto Lobato

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.