Função interventiva do coro em "As Primícias"

Autores

  • Lourdes Kaminski Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2012v17n2p154

Resumo

Este estudo reflete sobre a personagem feminina na peça As Primícias (1970), de Dias Gomes, nos aspectos referentes à ruptura e dissidência representados a partir de elementos estruturais que se aproximam do gênero trágico. Na fala do personagem denominado “Proprietário” está presente o determinismo das condições sociais e políticas que impera nos domínios de suas terras e no destino dos homens. Ao ser caracterizado por um papel social, ao invés de um nome, remete a uma situação universal de abuso de poder. Embora, a peça distancie-se do gênero em alguns pontos; em outros, mantêm forte intertextualidade com a tragédia antiga no que se refere à estilização da heroína, à presença das antinomias radicais e à função interventiva do coro.

Biografia do Autor

Lourdes Kaminski Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNESP. Atua nas disciplinas de Literatura Clássica, Literatura Comparada, Literatura e Dramaturgia, Linguagem Literária e Interpretação em cursos da Graduação e Pós-Graduação. Professora, na categoria Associado na Universidade Estadual Oeste do Paraná - Unioeste. Atua em graduação e pós-graduação em Letras. Bolsista produtividade em Pesquisa/Fundação Araucária. Líder do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura/CNPq. Edit. Cient. da Revista Línguas&Letras (Est. Lit.). Dentre suas publicações destacam-se: Os narradores das vidas secas: da construção do texto à constituição do sujeito (Scortecci/2007); Intertexto e variável trágica no teatro de Dias Gomes (Edunioeste/2010); Poética e sociedade: interfaces literárias (Edunioeste/2009); Confluências da Literatura e outras áreas (Edunioeste/Fundação Araucária/2010).

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Publicado

2012-11-15

Como Citar

ALVES, Lourdes Kaminski. Função interventiva do coro em "As Primícias". Anuário de Literatura, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 154–167, 2012. DOI: 10.5007/2175-7917.2012v17n2p154. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n2p154. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes