Figuras do narrador e da morte em “Mandiocal”, de Paulliny Tort
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e94728Palabras clave:
Erva Brava, Paulliny Tort, Literatura brasileira contempoânea, NarradorResumen
Este artigo propõe uma análise do conto “Mandiocal” escrito pela autora brasiliense Paulliny Tort e publicado no volume de contos intitulado Erva brava em 2021. Nesta investigação, adota-se uma abordagem de leitura próxima ao texto literário (Close Reading), enfocando elementos internos e estruturantes que se mostram relevantes para a compreensão da narrativa. Entre esses elementos, destaca-se a figura do narrador, cuja retórica desafia as fronteiras discursivas entre o foco narrativo e a voz dos personagens. Além disso, aborda-se a temática da morte, que permeia toda a narrativa, assumindo um papel simbólico, especialmente no diálogo com questões relacionadas à desigualdade social. Por meio dessa análise, busca-se também investigar a representação da fissura institucional, tanto nos signos verbais quanto nos signos não-verbais apresentados no conto. A disjunção entre as instâncias de poder denota, como mostraremos, a existência de dois mundos descompassados, em que o mundo institucionalizado é alheio à forma como a população interiorana vive, se organiza, e delibera sobre suas dissidências.
Citas
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 7. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
MUNIZ, Paulo Henrique. O estudo da morte e suas representações socioculturais, simbólicas e espaciais. Revista Varia Scientia, v. 6, n. 12, p. 159-169, set., 2006.
SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Pessôa de. Sujeito, tempo e espaço ficcionais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
TODOROV, Tzvetan; DUCROT, Oswald. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. Trad. de Alice Kyoko Miyashiro, J. Guinsburg, Mary Amazonas Leite de Barros e Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1972.
TORT, Paulliny. Erva Brava. São Paulo: Fósforo, 2021.
WOOD, James. Como funciona a ficção? Trad. de Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vanessa de Paula Hey
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.