“Alô, cotovia!”: Manuel Bandeira na revista Anhembi

Autores

  • George Luiz França Colégio de Aplicação da UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2019v19n30p56

Resumo

Como antologia do alto modernismo, a revista Anhembi (1950-1962), dirigida por Paulo Duarte, coligiu, ao longo de seus 144 números, significativo material que consiste em uma série de peças do processo de cristalização das forças da vanguarda modernista brasileira. Neste "rio de umas aves añumas", que é o Anhembi-Tietê bandeirante, várias são as cenas em que nos deparamos com Bandeira, seja como poeta historiografado por diferentes intérpretes do Modernismo, seja como autor de textos inéditos, em especial, o poema "Cotovia", peça exemplar de um procedimento de montagem que não apenas povoa a poética bandeiriana (em seus “desentranhados”), como é o paradigma da própria ideia de revista. Este texto pretende ler a presença de Bandeira em Anhembi, traçando as linhas da construção da imagem do poeta já maduro e apresentado, inclusive, como intérprete e dispositivo de interpretação do Modernismo e do moderno.

Biografia do Autor

George Luiz França, Colégio de Aplicação da UFSC

Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio de Aplicação da UFSC (CA/CED/UFSC). Doutor em Literatura pela UFSC.

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Publicado

2020-05-13