Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Ponto de Vista, publicação anual, editada desde 1999, tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica relacionada com os processos inclusivos na educação, propiciando a troca de informações e o debate sobre as questões e temas emergentes envolvendo as marcas sociais da diferença. Artigos inéditos encaminhados para o Editor Científico serão avaliados para publicação, desde que estejam de acordo com as Normas da Revista. As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

Histórico da Ponto de vista A Revista Ponto de Vista foi criada, em 1998, como um espaço de publicação das produções de alunos e professores do curso de Pedagogia – Habilitação Educação Especial, em regime especial, fruto de uma parceria entre Secretaria Estadual de Educação e Desporto – SC e a Universidade Federal de Santa Catarina. Este curso habilitou, em 2001, 87 professores para promover a integração/inclusão das crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular. O objetivo da Revista era divulgar trabalhos inéditos sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito da Educação e que pudessem contribuir para a discussão de questões da Educação Especial. A regularidade da Revista esteve articulada, inicialmente, ao período de vigência do curso bem como ao seu financiamento. Vinculada ao curso de Pedagogia, em regime especial, foram publicados os dois primeiros números, em 1999 e 2000, com trabalhos de alunos e professores e com a colaboração de profissionais/pesquisadores de outras instituições. Com o encerramento do curso, a Ponto de Vista iniciou um novo ciclo, vinculando-se à linha de investigação “Educação e Processos Inclusivos” no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação/UFSC, contando com o financiamento da CAPES/PROESP.

 

Periodicidade

Formato de publicação A-5. Periodicidade anual.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

Agradecemos às seguintes instituições pelo patrocínio e apoio de números anteriores:

CAPES;

Secretaria de Planejamento - SEPLAN/UFSC