Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

PONTO DE VISTA (Revista do Centro Ciências da Educação - UFSC) aceita trabalhos inéditos sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito da área da Educação e que possam contribuir para a discussão de questões da Educação Especial. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer sobre a aprovação ou não dos originais será comunicado ao autor, ou ao primeiro, quando forem mais de um. A Ponto de Vista não se obriga a devolver os originais a ela enviados. Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista. Ao submeter o trabalho, o autor deverá ler, aceitar e marcar como realizadas cada condição para a submissão. Além dessas condições, deverá também ler, aceitar e marcar a declaração de direito autoral.  Caso os pareceristas solicitem modificações no trabalho, quanto ao texto e/ou para que se adaptem às normas editoriais da Revista, ele será devolvido ao autor para as devidas alterações. Caso o trabalho seja aceito, será publicado no Portal de Periódicos da UFSC http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/index e no site da Ponto de Vista http://www.perspectiva.ufsc.br
Normas para envio de material: Além de prioritariamente publicar artigos temáticos (dossiês) e de demanda contínua, a Ponto de Vista veicula conferências, debates, resenhas, entrevistas e traduções de textos relevantes para a área (sempre acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original, ou de seus herdeiros, e do editor). As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.
1. Os originais devem ter de 13 a 25 páginas e obedecer os seguintes procedimentos: a) Configuração: fonte - Times New Roman 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5 com todas as margens com 2,5 cm; b) Normalização deve obedecer a seguinte seqüência: Título do artigo, em português, inglês e espanhol ou francês; se for o caso, além dos títulos em português e inglês, serão aceitos os apresentados na língua original do artigo;
2. Resumos indicativos, em português, inglês e espanhol ou francês. Se for o caso, além dos resumos em português e inglês, serão aceitos os apresentados na língua original do artigo, conforme a NBR-6028, de 2003, da ABNT, entre 100 e 200 palavras cada um e espaço interlinear simples;
3. Três palavras-chave em português, inglês e espanhol ou francês. Se for o caso, além das palavras-chave em português e inglês, serão aceitas as apresentadas na língua original do artigo. A Ponto de Vista publica palavras-chave do vocabulário controlado da Rede Bibliodata da Fundação Getúlio Vargas;
4. O texto principal deve indicar os locais de inserção de ilustrações (quadros, fotos, mapas, modelos etc.), apresentar indicações numéricas entre parênteses, exemplo: (2) para as notas, quando existirem; anexos ao texto, quando existirem.
5. Notas: Pede-se que as notas sejam concisas e não superem a média de 3,5 linhas por página, que sua numeração obedeça rigorosamente as indicações no texto. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto. Título e resumo não devem trazer notas. As referências não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto.

6. As ilustrações, quando existirem, devem ser produzidas obedecendo ao seguinte: a) Materiais gráficos: Fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser assinalados no texto, os locais onde devem ser intercalados, pelo seu número de ordem. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução; b) Quadros: os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos. Indicar no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser inseridos.
7. Citação de autores: conforme NBR 10520 de agosto 2002. Devem ser feitas no corpo do texto (autor-data). As entradas pelo sobrenome do autor/vírgula/data ou autor/vírgula/data/vírgula/página sendo que quando estiverem incluídas na sentença devem ser letra maiúscula e minúscula e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Ex: Silveira (1999, p. 20) descreve: o estudo das [...] ciências ou Artigos são os trabalhos aprovados [...] revista.. ( FRANÇA, 2001, p.51)
8. Referências: em ordem alfabética conforme NBR-6023 de agosto 2002. Exemplos: a) Livro: HEEMANN, Ademar. Natureza e ética: dilemas e perspectivas educacionais. Curitiba: Edit. da UFPR, 1993. b) Capítulo de Livro: RUSSOMANO JR., Victor. Direitos e deveres do empregado e do empregador. In: MAGANO, Otávio Bueno (Coord.). Curso de Direito do trabalho. São Paulo: Saraiva, 1985. p. 235-291. c) Artigos de Periódicos: GODIM, Maria Augusta Drumond Ramos.Teorias de aprendizagem: uma iniciação ao estudo. Educação e Compromisso, Teresina, v. 1, n. 1-2, p. 23-25, jan./dez.1989. d)Tese/dissertação: JANTSCH, Ari Paulo. Pequeno agricultor e racionalidade educativa. 1997. 333 f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação)-Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, Piracicaba , 1997. e) Artigo de jornal: FROTA-PESSOA,Osvaldo. Sociobiologia: o fator genético. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2 mar. 1986. Caderno 5, p 27. f) Em meio eletrônico: ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referências: bibliografias eletrônicas e demais formas de documentos. Disponível em: Acesso em: 28 nov. 2004. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados. Materiais que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB). Os originais devem ter de 13 a 25 páginas e obedecer os seguintes procedimentos: a) enviados pela plataforma ou por e-mail; b) Configuração: fonte - Times New Roman 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5 com todas as margens com 2,5 cm; c) Normalização deve obedecer a seguinte seqüência: Título do artigo, em português, inglês e espanhol ou francês; se for o caso, além dos títulos em português e inglês, serão aceitos os apresentados na língua original do artigo.

  3. Resumos indicativos, em português, inglês e espanhol ou francês. Se for o caso, além dos resumos em português e inglês, serão aceitos os apresentados na língua original do artigo, conforme a NBR-6028, de 2003, da ABNT, entre 100 e 200 palavras cada um e espaço interlinear simples.

  4. Três palavras-chave em português, inglês e espanhol ou francês. Se for o caso, além das palavras-chave em português e inglês, serão aceitas as apresentadas na língua original do artigo. A Ponto de Vista publica palavras-chave do vocabulário controlado da Rede Bibliodata da Fundação Getúlio Vargas.

  5. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega

    .

  6. O texto principal, deve indicar os locais de inserção de ilustrações (quadros, fotos, mapas, modelos etc.), apresentar indicações numéricas entre parênteses, exemplo: (2) para as notas, quando existirem; anexos ao texto, quando existirem.

  7. Notas. Pede-se que as notas sejam concisas e não superem a média de 3,5 linhas por página, que sua numeração obedeça rigorosamente as indicações no texto. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto. Título, resumo e identificação do autor não devem trazer notas. No último caso, usar asterisco (*). As referências não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto.

  8. As ilustrações, quando existirem, devem ser produzidas obedecendo ao seguinte: a) Materiais gráficos: Fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser assinalados no texto, os locais onde devem ser intercalados, pelo seu número de ordem. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução; b) Quadros: os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Indicar no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser inseridos.

  9. Citação de autores: conforme NBR 10520 de agosto 2002. Devem ser feitas no corpo do texto (autor-data). As entradas pelo sobrenome do autor/vírgula/data ou autor/vírgula/data/vírgula/página sendo que quando estiverem incluídas na sentença devem ser letra maiúscula e minúscula e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Ex: Silveira (1999, p. 20) descreve: o estudo das [...] ciências ou Artigos são os trabalhos aprovados [...] revista.. ( FRANÇA, 2001, p.51)

  10. Referências: em ordem alfabética conforme NBR-6023 de agosto 2002.

  11. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados. Materiais que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação. Além das normas das revistas do NUP, acesse também as normas da Biblioteca Universitária pelo site www.bu.ufsc.br , no link Guias e normas - http://www.bu.ufsc.br/modules/conteudo/index.php?id=14

 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados, porém lhes envia um exemplar da edição em que seu(s) texto(s) for(em) publicado(s). Matérias que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party. Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados, porém lhes envia um exemplar da edição impressa em que seu(s) texto(s) for(em) publicado(s). Matérias que não atendam as normas da revista, não serão consideradas para exame e publicação.