Classes de Aceleração : “Pedagogia” da inclusão ou da exclusão?

Autores/as

  • Beatriz Bittencourt Collere Hanff UFSC - Florianópolis - SC
  • Raquel Barbosa UDESC - Florianópolis - SC
  • Zenir Maria Koch UDESC - Florianópolis - SC

Resumen

O objetivo do presente artigo é debater a implantação da política nacional das Classes de Aceleração em Santa Catarina, mais especificamente no município de Florianópolis, a partir de 1998, tendo por base a pesquisa “A pedagogia da repetência em questão: um estudo de caso junto às classes de aceleração”. Realizada em duas etapas, essa pesquisa procurou analisar, os condicionamentos históricos dos processos de implantação, formação de professores e outros relacionados com o trabalho docente e seus resultados, possibilitando caracterizar as diferenças existentes entre as propostas de aceleração, num diagnóstico preliminar em seis escolas da rede pública estadual e municipal. Nas entrevistas realizadas com professores, articuladores e coordenadores foram colhidos relatos sobre o processo de implantação, as dúvidas, a formação docente e a assessoria, as experiências pedagógicas, a integração das classes no interior das escolas e os processos de isolamento. As classes de aceleração serviram para alterar as relações pedagógicas internas na escola, dando maior visibilidade aos chamados problemas de aprendizagem e ao reconhecimento e atendimento às diferenças sociais, como também em muitas escolas, para segregar ainda mais os alunos considerados “com dificuldade de aprendizagem ou dificuldade de interação social”.

Biografía del autor/a

Beatriz Bittencourt Collere Hanff, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Pedagogia pela UFPR (1973) e mestrado em Educação pela PUC-RJ (1981).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Raquel Barbosa, UDESC - Florianópolis - SC

Raquel Barbosa foi bolsista desta pesquisa em 2001 e 2002 e aluna do Curso Pedagogia da UDESC.

Zenir Maria Koch, UDESC - Florianópolis - SC

Graduação em Pedagogia pela UFSC (1972) , especialização em Sociologia da Educação pela UFSC (1979) e mestrado em Educação pela UFSC (1989) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2002-01-01