Por entre teorias e práticas, um caminho para a prática reflexiva

Sonia Cristina de Lima Fernandes

Resumo


O artigo analisa os conceitos de teoria e prática presentes nos textos produzidos pelos professores da educação infantil participantes de um processo de formação em serviço. Permeia os textos dos professores, simultaneamente, uma concepção dicotômica entre teoria e prática e também alguns indícios que apontam em direção à práxis. A aproximação entre teoria e prática é possibilitada quando os professores têm espaço para discutir suas experiências e tempo para refletir sobre seu trabalho. O desenvolvimento de uma práxis reflexiva exige processos contínuos de formação de professores, onde cada professor, em parceria com os coordenadores e com os outros professores, protagonizem a sua própria formação.


Palavras-chave


Professores- Formação; Prática de ensino; Teachers-Training; Practice teaching

Texto completo:

PDFA


P.Vista, eISSN 2175-8050, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

 

 

Creative Commons License
Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-8050 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >