Educação inclusiva: redefinindo a educação especial

Autores

  • Mônica Pereira dos Santos UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Palavras-chave:

Crianças surdas - Línguagem, Línguagem por sinais crianças surdas - Escrita, Leitura, Deafness in children - Language, Sign Language, Deafness in children - writing, Reading

Resumo

O artigo pretende discutir os termos “inclusão” e “integração” e seus diferentes usos em alguns textos oficiais e pioneiros, com o objetivo de apontar para um redimensionamento do conceito de educação especial à luz da proposta da inclusão em educação. Entre outros aspectos, argumenta-se que a Educação Especial deixa de ser definida conforme o foi tradicionalmente (em termos de sua “clientela deficiente”) para ser ampliada e redefinida em dois sentidos: quanto ao seu campo de ação e quanto à sua populaçãoalvo. Discute-se, ainda, algumas das implicações deste redimensionamento à prática pedagógica e organização educacional.

Biografia do Autor

Mônica Pereira dos Santos, UFRJ - Rio de Janeiro - RJ

Doutorado em Psychology And Special Needs Education - UL em 1995.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2002-01-01