Orientar-se em campi universitários no Brasil: condição essencial para a inclusão
Resumo
A inclusão efetiva de alunos com deficiência no Ensino Superior brasileiro depende da implementação de um amplo conjunto de medidas públicas que vão desde a formação continuada de profissionais especializados em Educação Especial até a garantia de seu acesso ao ensino desde a Educação Fundamental. É importante a adoção de práticas pedagógicas específicas, o enfrentamento dos preconceitos no meio educacional e na sociedade como um todo e, também, a garantia do acesso físico às instalações escolares para possibilitar a participação desses alunos em todas as atividades. A acessibilidade espacial – entendida como qualidade do espaço construído que permite condições de chegada, compreensão das funções e realização de atividades no espaço de modo a garantir a participação de qualquer pessoa com segurança, conforto e independência – se mostra, deste modo, como requisito fundamental para o sucesso dos processos de inclusão no Ensino Superior. Neste artigo, buscamos aprofundar a discussão sobre acessibilidade espacial e seus componentes – orientação, comunicação, deslocamento e uso –, com especial ênfase na orientação, dado o fato do sucesso de os outros componentes estarem diretamente relacionado a esta e de ser matéria pouco estudada nas pesquisas e nos projetos de acessibilidade.Downloads
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