O Núcleo de Apoio ao Estudante da Universidade Federal de Santa Maria como espaço de inclusão no Ensino Superior
Resumo
O presente artigo apresenta a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no que concerne a seus programas de inclusão e permanência no Ensino Superior, em especial o Núcleo de Apoio ao Estudante – Ânima. Este se configura como um espaço de escuta e orientação que possibilita a inclusão e permanência do jovem na universidade. A busca pelo serviço é espontânea, ou o aluno é encaminhado pelas coordenações de curso. O acompanhamento é realizado em média por um semestre tendo como base os pressupostos de um trabalho breve e focal. A grande maioria dos alunos procura o serviço para atendimento psicológico, seguido pela procura por atendimento psicopedagógico e de orientação vocacional/profissional. Devido às dificuldades apresentadas pelos acadêmicos, percebe-se a necessidade da construção e ampliação de projetos que atuem no aspecto social, emocional e pedagógico dos alunos, proporcionando assim uma inclusão no Ensino Superior. Acredita-se que essa inclusão deve abranger todos os alunos, uma vez que eles possuem características ímpares e necessidades diferenciadas dentro da instituição.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados, porém lhes envia um exemplar da edição em que seu(s) texto(s) for(em) publicado(s). Matérias que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
.