Um estrangeiro entre nós, Psicanálise e Educação Especial: diálogos em torno da inclusão de crianças que vivem impasses em sua constituição psíquica

Autores

  • Carla Karnoppi Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo aproxima Psicanálise e educação, clínica e escola. Mais especificamente, procura refletir sobre algumas condições para se construir a inclusão escolar de crianças com psicose e autismo infantil, e sobre como a Psicanálise pode colaborar com esse processo. A proposição é a de que, ao pensarmos as psicoses infantis e o autismo como impasses da constituição subjetiva, acentua-se o caráter mutável dessa maneira, não de ser, mas de estar na infância, o que pode abrir espaço para a construção de alternativas existenciais para esses sujeitos. Tal posicionamento implica um responsabilizar-se pela experiência educacional do aluno. Trata-se de uma escolha, de uma aposta, que demanda não uma técnica, mas uma posição ética diante do outro. Como argumentação, apresenta-se o atendimento psicanalítico de uma criança, focando principalmente as relações entre clínica e inclusão escolar. A partir do caso, abordar-se-ão aspectos relativos à história da Psicanálise e à estruturação do sujeito psíquico, articulando tais elementos ao atendimento educacional de crianças que vivem impasses em seu processo de constituição subjetiva. O objetivo é a construção de um novo olhar sobre esses sujeitos, e suas possibilidades educacionais e subjetivas. Como filtros de leitura, têm-se as proposições da educação inclusiva e a Psicanálise freudo-lacaniana. O estudo propõe-se a questionar interpretações mais estreitas, alargar perspectivas e flexibilizar os processos clínicos e educacionais.

Biografia do Autor

Carla Karnoppi Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1992), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve estudos nas áreas da Educação Especial e Psicologia, com ênfase na psicanálise. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar; sujeitos da educação especial; educação e processos de subjetivação; formação de professores; autismo e psicoses infantis; alteridade.

Downloads

Publicado

2007-01-01