Classe hospitalar e escola regular: estreitando laços
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados do estágio desenvolvido junto ao Setor de Pedagogia do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Florianópolis, SC. Foi parte de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, que ocorreu a partir do ano de 2000, associado a profissionais que atuam como pedagogos nessa instituição de saúde. O HIJG é uma instituição de referência no Estado de Santa Catarina no atendimento à saúde de crianças e adolescentes. O setor de Pedagogia possui cinco programas de atendimento, e entre eles está o “Programa Classe Hospitalar”, que oferece acompanhamento escolar para crianças e adolescentes hospitalizados. O afastamento da escola é um procedimento traumático, visto que ela é um espaço privilegiado no qual a criança tem possibilidade de desenvolver suas potencialidades afetivas, cognitivas e motoras, além de constituir-se junto com a família em um lugar onde ela aprende a tornar-se um ser social. O retorno a certa rotina, propiciado pela Classe Hospitalar, faz com que a criança possa, mesmo em condições de saúde frágil, interagir e produzir com o professor, caminhando na contramão de seu estado de paciente, que precisa ser submetido a distintos tratamentos. O presente texto traz o relato de investigação levada a termo ao cumprir estágio para habilitação em Supervisão Escolar. O trabalho consistiu no acompanhamento de uma criança com um histórico de afastamento da escola para compreender, na medida do possível, a relação entre Classe Hospitalar e escola regular.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados, porém lhes envia um exemplar da edição em que seu(s) texto(s) for(em) publicado(s). Matérias que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
.