Classe hospitalar e escola regular: estreitando laços

Autores

  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Secretaria de Estado da Educação
  • Terezinha Maria Cardoso

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do estágio desenvolvido junto ao Setor de Pedagogia do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Florianópolis, SC. Foi parte de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, que ocorreu a partir do ano de 2000, associado a profissionais que atuam como pedagogos nessa instituição de saúde. O HIJG é uma instituição de referência no Estado de Santa Catarina no atendimento à saúde de crianças e adolescentes. O setor de Pedagogia possui cinco programas de atendimento, e entre eles está o “Programa Classe Hospitalar”, que oferece acompanhamento escolar para crianças e adolescentes hospitalizados. O afastamento da escola é um procedimento traumático, visto que ela é um espaço privilegiado no qual a criança tem possibilidade de desenvolver suas potencialidades afetivas, cognitivas e motoras, além de constituir-se junto com a família em um lugar onde ela aprende a tornar-se um ser social. O retorno a certa rotina, propiciado pela Classe Hospitalar, faz com que a criança possa, mesmo em condições de saúde frágil, interagir e produzir com o professor, caminhando na contramão de seu estado de paciente, que precisa ser submetido a distintos tratamentos. O presente texto traz o relato de investigação levada a termo ao cumprir estágio para habilitação em Supervisão Escolar. O trabalho consistiu no acompanhamento de uma criança com um histórico de afastamento da escola para compreender, na medida do possível, a relação entre Classe Hospitalar e escola regular.

Biografia do Autor

Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Secretaria de Estado da Educação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGe) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação. Mestre em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na Linha: Educação, História e Política. Professora em caráter temporário na Universidade Federal de Santa Catarina e com experiência na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Possui experiência na área de educação específica, com ênfase na Pedagogia Hospitalar (Atendimento Escolar Hospitalar). Temas de interesse: Socialização profissional, Intelectuais e projetos educacionais, Instituições de pesquisa e professores, organização escolar. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de educadores em Santa Catarina desde 2003 (GPEFESC).

Terezinha Maria Cardoso

Doutora em Educação e docente da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2007-01-01