Inclusão na Universidade sob a ótica dos acadêmicos com necessidades especiais: possibilidades e desafios
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo que se realizou com o objetivo de compreender os dizeres dos acadêmicos com necessidades especiais sobre seu processo de inclusão escolar em uma universidade do estado de Santa Catarina, no que se refere aos aspectos pedagógicos, à estrutura física da instituição e às relaçõesinterpessoais. Tiveram-se como sujeitos três acadêmicos de cursos da área da saúde da referida universidade e, como instrumento de coleta de dados, a entrevista estruturada. Como aporte teórico, utilizou-se, sobretudo, os estudos de Stainback e Stainback (1999), Mittler (2003) e Beyer (2006). Quanto à análise, esta se caracterizou como dialógica temática. Os resultados apontaram: que os alunos com necessidades
especiais pesquisados optaram por áreas acadêmicas que privilegiam o atendimento à população como possibilidade de aproximação e de contribuição com as pessoas atendidas; que a universidade desempenha papel relevante no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais e que a procura dessas pessoas pela graduação tem sido crescente; e que a universidade pesquisada ainda apresenta necessidades de adaptação, quanto à estrutura física e aos aspectos pedagógicos, a fim de oferecer aos seus acadêmicos com necessidades educacionais especiais a formação que os prepare
para o exercício profissional que almejam.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados, porém lhes envia um exemplar da edição em que seu(s) texto(s) for(em) publicado(s). Matérias que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
.