Educação inclusiva na EaD: Programa de Promoção da Acessibilidade Virtual (PPAV)

Autores

  • Vanessa de Andrade Manoel UNISUL

Palavras-chave:

Ensino à distancia, Educação inclusiva, Programa de Promoção da Acessibilidade Virtual (PPAV)

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do Programa de Promoção da Acessibilidade Virtual, do Campus Virtual da Universidade do Sul de Santa Catarina – UnisulVirtual, que oferece cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância. A UnisulVirtual tem como missão oferecer um serviço educacional de qualidade, sob a premissa da cidadania e educação inclusiva e criar condições igualitárias de acesso ao conhecimento das pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas de forma inclusiva. Sob esta premissa e para atender a lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394/96, ao se deparar com ingresso de alunos com deficiência, passa a pensar e investir no atendimento destas pessoas. A metodologia UV procura envolver não só aos alunos, mas como incorporar à cultura da UnisulVirtual a atenção aos direitos das pessoas com deficiência, de modo a promover
a construção de um contexto cultural inclusivo e a mudança de atitude (acessibilidade atitudinal) com eliminação de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminação. E quanto aos resultados estes são qualitativos com o depoimento de alunos que recebem a mediação realizada pelo Programa de Promoção da Acessibilidade Virtual. Muitos
são os desafios nas melhorias e qualificação quanto às necessidades educacionais específicas no ensino superior, mas entendemos que a promoção da acessibilidade em caráter educacional apresenta-se como facilitador e flexibilizador do modelo educacional pouco flexível. E a principal delas trata da mudança de atitude que está diretamente
relacionada com o espaço da subjetividade do singular e plural. Concluiu-se com esta análise que faz-se necessário a conscientização da universidade e todos que a compõem em desenvolver mecanismos de aprendizagem para alunos com deficiência.

Biografia do Autor

Vanessa de Andrade Manoel, UNISUL

Graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), pós-graduanda em
Psicopedagogia Institucional pela EaDCON/FAEL. Atualmente coordena o Programa de Acessibilidade
Virtual na UnisulVirtual.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Relato de Experiência