Ações afirmativas e a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior
Resumo
Este artigo objetiva discutir e fazer uma reflexão a respeito das políticas públicas de ações afirmativas voltadas para pessoas com deficiências na perspectiva dos Direitos Humanos, com respeito às diferenças e, sobretudo levar em conta o princípio da igualdade,na garantia de uma proposta inclusiva no ensino superior. Nesse sentido aborda a temática no contexto da universidade e, particularmente a respeito do panorama e das experiências de sistema de cotas no contexto brasileiro. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar as condições reais dos alunos com deficiência que acessaram a Universidade através do sistema de cotas. A temática aqui apresentada traz elementos fundamentais nas questões relacionadas ao processo inclusivo para a garantia da permanência desses alunos e não apenas o acesso dos mesmos ao ensino superior. O método utilizado foi através de entrevistas semi estruturadas com alunos com deficiência da primeira universidade pública que adotou o sistema de cotas no Brasil, a UERGS. Essa pesquisa mostrou as dificuldades enfrentadas por esses alunos no cotidiano acadêmico e o quanto as universidades precisam ir para além das cotas para garantir a permanência desses alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A Ponto de Vista não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados, porém lhes envia um exemplar da edição em que seu(s) texto(s) for(em) publicado(s). Matérias que não atendam os requisitos acima, não serão consideradas para exame e publicação. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
.