Lélia Gonzalez: um legado de interdisciplinaridade na construção de saberes decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n2105774Resumo
A seção temática Lélia Gonzalez Presente! surgiu do desejo de pesquisadoras de diversas áreas de prestar homenagem à intelectualidade, ao ativismo e ao legado interdisciplinar de Lélia Gonzalez, uma das mais importantes pensadoras brasileiras do século XX e também um exemplo de trabalho para os movimentos sociais negros e feministas não apenas no Brasil, seu legado indo além das fronteiras geográficas nacionais e também além do tempo. Em 2024, completaram-se 30 anos de seu falecimento (ocorrido no dia 10 de julho de 1994, em decorrência de um infarto, com apenas 59 anos), e, em 2025, celebramos o que seriam seus 90 anos de nascimento no dia 1º de fevereiro. Essas datas nos convidam a refletir sobre a potência de seu pensamento, que continua a reverberar em diferentes campos do conhecimento e a inspirar lutas por justiça social, equidade e reconhecimento das vozes marginalizadas; reforçando o papel central que o feminismo afro-brasileiro continua tendo na disseminação de discursos que focam no poder coletivo das mulheres em transformar realidades.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Sueli. Lélia Gonzalez: um retrato. Rio de Janeiro: Zahar, 2024.
GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras. São Paulo: Editora Filhos da África, 2018.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio Janeiro: Zahar, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Festas populares no Brasil. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2024.
RATTS, Alex; RIOS, Flavia. Lélia Gonzalez: o feminismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Estudos Feministas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.


