Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos Feministas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Diretrizes para elaboração dos textos

1. Os artigos devem ser elaborados em processadores de texto compatíveis com Windows (.doc ou .docx), digitados em espaço 1,5, em fonte do tipo Times New Roman 12, justificados e que não contenham marcações. Citações em fonte Times New Roman 11, com recuo de, exatamente, 4 cm. Todos os metadados solicitados pelo sistema devem ser adequadamente preenchidos para todas as modalidades de submissão, sob pena de o artigo não ser considerado.

2. Para atender o projeto gráfico da revista, os títulos devem caber na cartola da página. Os títulos devem ser curtos, inspirados e atraentes. Recortes e especificações maiores devem ir no parágrafo de introdução.

Exemplo:

Título original - A Corte chega a Desterro: a visita de Dom Pedro II à capital da Província de Santa Catarina. Como deve ficar - A Corte chega a Desterro.

3. Os artigos deverão ter até 9 mil palavras ou 45 mil caracteres (aproximadamente 25 laudas, papel A4), incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados de resumo e abstract (no máximo 10 linhas), e palavras-chave (máximo 5) em português e em inglês, sendo obrigatória também a tradução do título para o inglês.

4. Os ensaios deverão ter até 6 mil palavras, ou 30 mil caracteres, e as resenhas de 5 a 10 mil caracteres, incluindo os espaços.

5. Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:

• aspas duplas para citações com até três linhas;

• as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 11 e sem aspas.

• aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;

• itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos completos de obras e publicações;

• notas de rodapé devem ser apenas notas explicativas, numeradas, e pede-se que sejam usadas com parcimônia;

• não deve ser incluída nota em título, subtítulos, resumos, tabelas e gráficos do artigo. Referências bibliográficas não devem ser inseridas em notas de rodapé;

• as fontes das quais foram extraídas as citações também devem ser indicadas no corpo do texto imediatamente após a citação, contendo apenas os seguintes dados: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, ano de publicação da obra, número de página/s da citação;

Exemplo:

(FONSECA, 2000, p. 12)

• na primeira menção de cada autor/a citado/a no texto, deve constar também o prenome.

Exemplo:

(Claudia FONSECA, 2000, p.12-25)

• a lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto e apenas devem constar as referências efetivamente citadas ao corpo do texto; a não observação das normas de referências e notas acarretará em devolução do artigo a/os autoras/es para seu ajuste, o que poderá resultar em atraso em sua publicação.

• na lista final de referências bibliográficas, o prenome das autoras e dos autores deve constar em todas as referências, e não apenas ser indicada a letra inicial.

Exemplo:

Fonseca, CLAUDIA. (e não FONSECA, C.)

7. As referências bibliográficas obedecerão aos seguintes critérios:

• Livro: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

Exemplo:

FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.

• Capítulo de livro: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DO CAPÍTULO, Prenomes. “Título do capítulo: subtítulo”. In: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

Exemplo:

HEILBORN, Maria Luiza. “Gênero: um olhar estruturalista”. In: PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (Orgs.). Masculino, feminino, plural: gênero na interdisciplinaridade. Florianópolis: Editora Mulheres, 1998. p. 43-55.

•Artigo de periódico: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO ARTIGO, Prenomes. “Título do artigo: subtítulo”. Título do Periódico, cidade, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.

Exemplo:

ROSEMBERG, Fúlvia. “Instrução, rendimento, discriminação racial e de gênero”. Revista de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 68, n. 159, p. 324-355, maio/ago. 1987.

• Dissertações e Teses: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) – Instituição, cidade, estado, país.

Exemplo:

DINIZ, Carmen Simone G. Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. 2001. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) – Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, SP, Brasil.

• Trabalhos apresentados em eventos científicos: SOBRENOME DO/A AUTOR/A DO TRABALHO, Prenomes. “Título do trabalho”. In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou o evento, instituição patrocinadora do evento. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Páginas inicial e final do trabalho.

Exemplo:

PRADO, Danda. “Maternidade: opção ou fatalidade?” In: SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS DA REPRODUÇÃO HUMANA, 1., 1985, Rio de Janeiro, ALERJ. Anais... Rio de Janeiro: ALERJ/Comissão Especial dos Direitos da Reprodução, 1985. p. 26-29.

• Publicação em meios eletrônicos:

Exemplo:

FREITAS, Lucas Bueno de; LUZ, Nanci Stancki da. “Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero*”. Cad. Pagu [online]. Campinas, 2017, n.49, e174908. Disponible en: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100304&lng=pt&nrm=iso>.  Epub 13/03/2017. ISSN 1809-4449.  http://dx.doi.org/10.1590/18094449201700490008. Acceso el 09/10/2017.

Diretrizes para inserção de imagens, tabelas e gráficos

1. No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será do/a autor/a (ou autores/as) dos artigos e dos ensaios. A aprovação final do texto dependerá da resolução desses trâmites.

2. As figuras, gráficos e imagens devem ser enviadas no formato JPG e formato TIFF, com 300 dpis. Todo material deve vir em arquivo separado do texto e com título, fonte e observações fora da imagem. Materiais fora dessas especificações não poderão ser utilizados.

3. As tabelas devem vir em forma de texto (sem inserção de nota de rodapé no interior da tabela) e em imagem no formato TIFF e resolução de 300 dpis.

4. O número de tabelas, gráficos, mapas, fotos, etc., deverá ser mantido até o limite de cinco no total, por artigo. Sempre que possível, deixá-los desvinculados de um parágrafo específico de forma a permitir alguma flexibilidade na disposição do texto e das imagens na página. Entretanto, deve haver em algum lugar do texto a indicação em negrito da imagem ou tabela para a referência cruzada. O tamanho máximo da tabela na página será 13 x 17 cm, posição vertical. Evitar tabelas grandes, com muitas células e/ou muito texto por célula. Elas não cabem nas páginas e o texto pode ficar ilegível.

5. As imagens, tabelas, gráficos devem ter título e indicação de possível local de inserção.

Diretrizes para elaboração de resenhas

1. As resenhas deverão ter em torno de 2 mil palavras.

2. Os livros resenhados devem ter relação com a questão dos feminismos e/ou do gênero e devem ser, de preferência, recentes: últimos quatro anos para publicações no exterior e dois anos para publicação nacional ou a tradução no Brasil.

3. As resenhas devem conter:

 • título (diferente do título do livro resenhado);

 • síntese do assunto tratado;

 • informações sobre o/a autor/a ou os autores do livro;

 • inserção e posição do trabalho nas discussões contemporâneas sobre o tema;

 • perspectivas críticas sobre o trabalho (pontos positivos e negativos, aspectos que poderiam ser mais explorados, aspectos inovadores e importantes do trabalho).

4. O/a autor/a da resenha deve enviar também sua minibiografia (de 5 a 7 linhas de texto) e preencher os Metadados da submissão no sistema.

Diretrizes para o/a autor/a (ou autores/as) de entrevistas

1. As entrevistas devem ser precedidas de um texto curto, elaborado pelo/a autor/a (ou autores/as) das entrevistas, contextualizando sua temática e a situação em que foram realizadas, a fim de captar o interesse para a leitura das entrevistas.

2. Devem conter perguntas curtas, preferencialmente de uma frase apenas. Deve-se ter claro que o espaço é para ser ocupado pelo/a entrevistado/a, e não pelo/a entrevistador/a. Se a pergunta efetivamente feita for mais longa, ela deve ser editada.

3. Respostas muito longas ou que incluam temas muito diferentes podem ser cortadas por uma pergunta na edição.

4. Respostas a temas próximos, mas que tenham aparecido em momentos distantes da entrevista, podem ser editadas de modo a apresentar um encadeamento melhor.

5. Depois de finalizada a entrevista, deve-se checar com o/a entrevistado/a a grafia dos nomes citados, bem como completar as referências bibliográficas mencionadas.

6. Sempre que possível, enviar a transcrição da entrevista para obter o aval do entrevistado antes de sua apresentação à editoria de entrevistas.

PUBLISHING STANDARDS

Guidelines for drafting of texts

1. Articles must be written in Windows-compatible word processors (.doc or .docx), typed in 1.5 space, in font type Times New Roman 12, justified and that do not contain markings. Quotations in Times New Roman font 11, with indentation of exactly 4 cm. All metadata requested by the system must be properly filled in for all submission procedures, otherwise the article will not be considered.

2. To meet the journal's graphic design, the titles should fit in the top of the page. Titles should be short, inspirational and attractive. Cutouts and larger specifications should go in the introductory paragraph.

Example:

Original title - A Corte chega a Desterro: a visita de Dom Pedro II à capital da Província de Santa Catarina. How it should be - A Corte chega a Desterro.

3.  Articles should be up to 9,000 words or 45,000 characters (approximately 25 pages, A4), including references, notes and tables. It must be accompanied by summary and abstract (maximum 10 lines) and keywords (maximum 5) in Portuguese and English. It is also requested the translation of the title into English.

4. The essays should be up to 6,000 words, or 30,000 characters, and reviews 5-10 thousand characters, including spaces.

5. The following items should be observed in the preparation of texts:

• double quotes for quotations up to three lines;

• quotations of more than three lines should be highlighted with an indent decrease of 4 cm from the left margin, with font type Times New Roman 11 and without quotation marks;

• single quotes for words with unconventional use and to indicate quotation within up to 3 lines quote;

• Italics for foreign words, neologisms and titles of works and publications;

• the footnotes should be short and explanatory, numbered, and used sparingly.

• notes should not be included in the title, subtitles, abstracts, tables and graphs of the article; references must not be inserted in the footnotes;

• the sources of quotations should be indicated in the text, immediately after the quote, with only the following data: (AUTHOR’S LAST NAME, year of publication of the work, page number/s of the quote).

Example:

(FONSECA, 2000, p. 23-24.);

• the first mention of each author cited in the text should also bear the first name. Example: (Claudia FONSECA, 2000, p. 12);

• the list of complete references must be presented at the end of the text; Only the references actually cited to the body of the text should be included; failure to observe the standards of references and notes will result in the return of the article to the authors for their adjustment, which may result in a delay in their publication.

In the final list of references, the first name of the authors should be included in all references, not only the initials of the name.

Example:

Fonseca, CLAUDIA. (and not FONSECA, C.)

7. References shall meet the following criteria:

• Book: WORK AUTHOR’S LAST NAME, First names. Title of work: subtitle. Place of Publication: Publisher, year of publication.

Example:

FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.

• Book chapter: CHAPTER AUTHOR’S LAST NAME, First names. “Chapter title: subtitle”. In: WORK AUTHOR’S LAST NAME, First names. Title of work: subtitle. Place of Publication: Publisher, year of publication. First and last page of the chapter.

Example:

HEILBORN, Maria Luiza. “Gender: A structuralist look.” In: PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (Eds.). Male, female, plural: gender in the interdisciplinarity. Florianópolis: Publisher Women, 1998. p. 43.55.

 8. Journal article: ARTICLE AUTHOR’S LAST NAME, First names. “Article title: subtitle”. Journal title, city, volume number, issue number, first and last page of the article, month and year.

Example:

ROSEMBERG, Fulvia. “Education, income, racial and gender discrimination.” Journal of Pedagogical Studies, Brasília, vol. 68, no. 159, p. 324-355, May/Aug. 1987.

• Dissertations and Theses: AUTHOR’S LAST NAME, First names. Title of work: subtitle. Year presentation. Category (Degree and Concentration Area) - Institution, city, state, country.

Example:

DINIZ, Carmen Simone G. Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. 2001. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) – Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

• Papers presented at scientific events: WORK AUTHOR’S LAST NAME, First names. “Title of work”. In: NAME OF THE EVENT, event edition number, city where the event was held, sponsor institution. Anais ... (or Proceedings ... or summaries ...) Place of publication: Publisher, year of publication. First and last page of the job.

Example:

PRADO, Danda. “Maternidade: opção ou fatalidade?” In: SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS DA REPRODUÇÃO HUMANA, 1., 1985, Rio de Janeiro, ALERJ. Anais... Rio de Janeiro: ALERJ/Comissão Especial dos Direitos da Reprodução, 1985. p. 26-29.

• Publication in electronic means:

Exemplo:

FREITAS, Lucas Bueno de; LUZ, Nanci Stancki da. “Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero*”. Cad. Pagu [online]. Campinas, 2017, n.49, e174908. Disponible en: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100304&lng=pt&nrm=iso>.  Epub 13/03/2017. ISSN 1809-4449.  http://dx.doi.org/10.1590/18094449201700490008. Acceso el 09/10/2017.

Guidelines for image, tables and charts insertion

1. It is the author’s (or authors’) responsibility to manage the procedures of the reproduction rights in the case of inserting images (photos, pictures, paintings etc.) to articles and essays. The final approval of the text will depend on the resolution of these procedures.

2. The figures, graphics and images must be sent in JPG format and TIFF format, with 300 dpis. All material must come in a separate file from the text and with title, source and observations outside the image. Materials outside these specifications may not be used..

3. The tables should come in text form (without footnote insertion inside the table) and in TIFF format image and 300 dpi resolution.

4. The number of tables, charts, maps, photos, etc., should be kept up to the limit of five in total, per article. Whenever possible, detach them from a specific paragraph so as to allow some flexibility in the layout of the text and images on the page. However, there must be somewhere in the text the bold indication of the image or table for the cross reference. The maximum table size on the page will be 13 x 17 cm, vertical position. Avoid large tables with many cells and / or lots of text per cell. They do not fit on the pages and the text may be unreadable.

5. The images, tables, graphs must have title and indication of possible place of insertion.

Reviews preparation guidelines

1. Reviews should be around 2,000 words.

2. The books reviewed should be related to the subject of feminisms and/or gender and should be preferably recent: last four years for publications abroad and two years for national publication or translation in Brazil.

3. Review must contain:

 • title (different from the reviewed book’s title);

 • synthesis of the subject;

 • information about the author or authors of the book;

 • where the work stand in relation to contemporary discussions on the subject;

 • critical perspectives on the text (positive and negative aspects that could be further explored, innovative and important aspects of the work).

4. The reviewer should also send his mini biography (5-7 lines of text) and fill in the metadata submission in the system.

Guidelines for author/s of interviews

1. Interviews should be preceded by a short text, prepared by the author (or authors) of the interviews, contextualizing its theme and the situation in which they were carried out in order to capture the interest for reading the interviews.

2. Should contain short questions, preferably one sentence only. It should be clear that the space is to be occupied by the interviewee, not the interviewer. If the question is effectively made longer, it must be edited.

3. Answers that are either too long or that includes distinct themes can be divided during the editing process.

4. Answers to similar themes appearing in distinct moments of the interview can be edited in order to present a better linkage.

5. After completion of the interview, the spelling of cited names should be checked and the references must be complete.

6. Whenever possible, send the transcript of the interview for the endorsement by the interviewee before submitting to the interview editorial board.

NORMAS DE PUBLICACIÓN

Directrices para elaboración de los textos

1. Los artículos deben ser elaborados en procesadores de texto compatibles con Windows (.doc o .docx), fuente del tipo Times New Roman 12, espacio 1,5, justificados y sin marcaciones. Citación en fuente Times New Roman 11, con sangría de, exactamente, 4 cm. Todos los metadatos solicitados por el sistema deben ser adecuadamente llenados para todas las modalidades de presentación. De no cumplirse las normas, el artículo no será considerado para evaluación.

2. Para atender al proyecto gráfico de la revista, los titulares deben caber dentro de la caja destinada al título (en portugués, “cartola”). Los títulos deberán ser cortos, creativos y atractivos. Recortes y especificaciones más largas deberán ir en el párrafo introductorio.

Ejemplo:

Título original - A Corte chega a Desterro: a visita de Dom Pedro II à capital da Província de Santa Catarina. Como deberá ser - A Corte chega a Desterro.

3. Los artículos tendrán un máximo de 9 mil palabras o 45 mil caracteres (aproximadamente 25 páginas, papel A4), incluyéndose las referencias bibliográficas, notas y tablas. Deben venir acompañados de resumen y abstract (máximo 10 líneas) y palabras-clave/keywords (máximo 5) en portugués y en inglés. El título también deberá estar traducido al inglés.

4. Los ensayos tendrán un máximo de 6 mil palabras o 30 mil caracteres, y las reseñas de 5 a 10 mil caracteres, incluyéndose los espacios.

5. Los siguientes ítems deben ser observados en la elaboración de los textos:

• comillas dobles para citas hasta tres líneas;

• citas con más de tres líneas deben ser destacadas con sangría de cuatro centímetros del margen izquierda, con fuente del tipo Times New Roman 11 y sin comillas;

• comillas sencillas para palabras con empleo no convencional y para indicar citas en el interior de las citas de hasta tres líneas;

• itálico para palabras extranjeras, neologismos y títulos de obras y publicaciones;

• itálico para palabras extranjeras, neologismos y títulos completos de obras y publicaciones;

• notas de pie de página deben ser sólo explicativas, numeradas y usadas con moderación;

• no se deben incluir notas en título, subtítulos, resúmenes, tablas y gráficos del artículo. Referencias bibliográficas no deberán estar en notas de pie de página;

• fuentes de las citaciones deben ser indicadas en el cuerpo del texto luego de la citación, con, exclusivamente, los siguientes datos, entre paréntesis: (APELLIDO DE LAS/OS AUTORAS/ES, año de publicación de la obra, número de página/s de la citación);

Ejemplo:

(FONSECA, 2000, p. 12)

• cada primera citación de un/a autor/a debe constar también el nombre de pila.

Ejemplo:

(Claudia FONSECA, 2000, p. 12-25);

• la lista de referencias bibliográficas completas debe presentarse al final del texto y debe contener, exclusivamente, las referencias efectivamente citadas en el texto; de no observarse las normas de referencias y notas, los artículos serán devueltos a las/os autoras/es para su ajuste, lo que podrá resultar en el retraso de su publicación.

• en la lista final de referencias bibliográficas, el nombre de pila de las/os autoras/es debe constar en todas las referencias y no solamente estar indicada sus iniciales.

Ejemplo:

FONSECA, Claudia. (nunca FONSECA, C.)

7. Las referencias bibliográficas obedecerán a los siguientes criterios:

• Libro: APELLIDO DEL/DE LA AUTOR/A DE LA OBRA, nombres de pila. Título de la obra: subtítulo.  Local de Publicación: Editora, año de publicación.

Ejemplo:

FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.

• Capítulo de libro: APELLIDO DEL/DE LA AUTOR/A DEL CAPÍTULO, nombres. “Título del capítulo: subtítulo”. In: APELLIDO DEL/DE LA AUTOR/A DE LA OBRA, nombres de pila. Título de la obra: subtítulo. Local de Publicación: Editora, año de publicación. Página inicial y página final del capítulo.

Ejemplo:

HEILBORN, Maria Luiza. “Gênero: um olhar estruturalista”. In: PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (Orgs.). Masculino, feminino, plural: gênero na interdisciplinaridade. Florianópolis: Editora Mulheres, 1998. p. 43.55.

•Artículo de revista: APELLIDO DEL/DE LA AUTOR/A DEL ARTÍCULO, nombres. “Título del artículo: subtítulo”. Título de la revista, ciudad, número del volumen, número del fascículo, página inicial y página final del artículo, mes y año.

Ejemplo:

ROSEMBERG, Fúlvia. “Instrução, rendimento, discriminação racial e de gênero”. Revista de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 68, n. 159, p. 324-355, maio/ago. 1987.

• Disertaciones y Tesis: APELLIDO DEL/DE LA AUTOR/A, nombres. Título de la obra: subtítulo. Año de presentación. Categoría (Grau y Área de Concentración) – Institución, ciudad, estado, país.

Ejemplo:

DINIZ, Carmen Simone G. Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. 2001. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) – Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

• Trabajos presentados en eventos científicos: APELLIDO DEL/DE LA AUTOR/A DEL TRABAJO, nombres. “Título del trabajo”. In: NOME DEL EVENTO, Número de la edición del evento, Ciudad en dónde se realizó el evento, Institución patrocinadora del evento. Anales... (o Proceedings... o Resúmenes...) Local de publicación: Editora, Año de publicación. Página inicial y página final del trabajo.

Ejemplo:

PRADO, Danda. “Maternidade: opção ou fatalidade?” In: SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS DA REPRODUÇÃO HUMANA, 1., 1985, Rio de Janeiro, ALERJ. Anais... Rio de Janeiro: ALERJ/Comissão Especial dos Direitos da Reprodução, 1985. p. 26-29.

• Publicación en medios electrónicos:

APELLIDO, nombre. “Título: Subtítulo”. Revista X [online]. Lugar de publicación, año, número. Disponible en: <http etc>. Otros datos ISSN, DOI cuando disponibles. Fecha de acceso: día/mes/año.

Ejemplo:

FREITAS, Lucas Bueno de; LUZ, Nanci Stancki da. “Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero*”. Cad. Pagu [online]. Campinas, 2017, n.49, e174908. Disponible en: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100304&lng=pt&nrm=iso>.  Epub 13/03/2017. ISSN 1809-4449.  http://dx.doi.org/10.1590/18094449201700490008. Acceso el 09/10/2017.

Directrices para inserción de imágenes, tablas y gráficos

1. En el caso de inserción de imágenes (fotos, grabados, cuadros etc.), la responsabilidad por el envío de los trámites relativos a los derechos de reproducción es de las/de los autoras/es de los artículos y de los ensayos. La aprobación final del texto dependerá de la resolución de esos trámites.

2. Figuras, gráficos e imágenes se deben enviar en formato JPG y formato TIFF, con resolución de 300 dpis. Todo el material debe venir en archivo separado del texto y con título, fuente y observaciones fuera de la imagen. De no observar las normas, no se utilizará el material.

3. Tablas deben estar en forma de texto (sin inserción de nota de pie de página en el interior de la tabla) y en la imagen en formato TIFF y resolución de 300 dpis.

4. El número de tablas, gráficos, mapas, fotos, etc., no deberá ultrapasar cinco por artículo. Siempre que posible dejarlos desvinculados de un párrafo específico, de forma a permitir alguna flexibilidad en la disposición del texto y de las imágenes en la página. Sin embargo, algún lugar del texto debe presentar la indicación en negrita de la imagen o tabla para la referencia cruzada. El tamaño máximo de la tabla na página será 13 x 17 cm, posición vertical. Evitar tablas grandes, con muchas células y/o mucho texto por célula. No caben en las páginas, y el texto puede resultar ilegible.

5. Imágenes, tablas, gráficos deben traer título e indicación de posible local de inserción.

Directrices para elaboración de reseñas

1. Las reseñas tendrán alrededor de 2 mil palabras.

2. Los libros reseñados deben tener relación con la cuestión de los feminismos y/o del género y deben ser, preferencialmente, recientes, últimos 4 (cuatro) años para publicaciones en el exterior y últimos 2 (dos) años para publicaciones nacionales o traducción en Brasil.

3. Las reseñas deben contener:

• Título (diferente del título del libro reseñado);

• Síntesis del asunto tratado;

• Informaciones sobre la/s/el/los autor/es del libro;

• Inserción y posición del trabajo en las discusiones contemporáneas sobre el tema;

• Perspectivas críticas sobre el trabajo (puntos positivos y negativos, aspectos que podrían ser más explorados, aspectos innovadores e importantes del trabajo).

4. El/la autor/a de la reseña debe enviar, también, su mini biografía (de 5 a 7 líneas de texto) y llenar los Metadatos de la sumisión en el sistema.

Directrices para autores/as de entrevistas

1. Las entrevistas deben ser precedidas de un texto corto, elaborado por el/la autor/a de la entrevista, contextualizando su temática y la situación en que fue realizada. Es un texto que debe captar el interés para la lectura de la entrevista.

2. Las entrevistas deben tener preguntas cortas, preferencialmente de una frase solamente. Se debe tener claro que el espacio es para ser ocupado por el/la entrevistado/a y no por el/la entrevistador/a. Si la pregunta efectivamente hecha es más larga, debe ser editada.

3. Respuestas muy largas o que incluyan temas muy distintos pueden ser cortadas por una pregunta en la edición.

4. Respuestas a temas próximos, pero que tengan surgido en momentos distantes de la entrevista pueden ser editados de modo a presentar un mejor encadenamiento.

5. Luego de finalizada la entrevista, se debe revisar con el/la entrevistado/a la ortografía de los nombres citados, así como completar las referencias bibliográficas mencionadas.

6. Siempre que posible, enviar la transcripción de la entrevista para obtener el aval del entrevistado previo de su presentación a la editorial de entrevistas.

 

Declaração de Direito Autoral

Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Authors who publish in this journal agree with the following terms:

a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.

b. Authors are able to take on additional contracts separately, with non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Open Access).

Autoras y autores que publican en esta revista están de acuerdo que:

a. Autoras/es mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con los debidos créditos de autoría y publicación inicial en esta revista.

b. Autoras/es están autorizados a asumir contractos adicionales en separado, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con crédito de autoría y publicación inicial en esta revista.

c. Autoras/es están autorizados y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, bien como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Véase O Efeito do Acesso Livre/ El Efecto del Libre Acceso).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.