Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não será submetida em outro periódico até que seja registrada a decisão final nesta submissão.
- Os documentos suplementares – “Declaração de originalidade e ineditismo”, "Notas de Autoria" e “Lista de checagem” – foram devidamente preenchidos e serão incluídos no sistema antes de concluir a submissão.
- O arquivo para submissão do inédito está em formato Microsoft Word, usando o arquivo-modelo disponibilizado.
- Texto, imagens, tabelas e gráficos seguem os padrões de estilo e requisitos descritos no arquivo de Normas da Revista.
- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis no arquivo de Normas da Revista.
- As autoras possuem a titulação mínima exigida, conforme descrito nas Diretrizes para Autoras.
Diretrizes para Autores
A Revista Estudos Feministas aceita os seguintes tipos de textos, em fluxo contínuo: artigos, ensaios, entrevistas, resenhas. A Revista publica ainda Seções Temáticas e dossiês que são submetidos através de editais bianuais. Veja abaixo as normas para submissão de textos.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, as autoras são obrigadas a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas ás autoras.
- A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não será submetida em outro periódico até que seja registrada a decisão final nesta submissão.
- Os documentos suplementares – “Declaração de originalidade e ineditismo”, "Notas de Autoria" e “Lista de checagem” – foram devidamente preenchidos e serão incluídos no sistema antes de concluir a submissão.
- O arquivo para submissão do inédito está em formato Microsoft Word, usando o arquivo-modelo disponibilizado.
- Texto, imagens, tabelas e gráficos seguem os padrões de estilo e requisitos descritos no arquivo de Normas da Revista.
- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis no arquivo de Normas da Revista.
- As autoras possuem a titulação mínima exigida, conforme descrito nas Diretrizes para Autoras.
- Ler as instruções constantes no tutorial "Como enviar um artigo à revista" até o final antes de iniciar a submissão.
Diretrizes para autoras
São aceitas contribuições de mestras, doutorandas, doutoras e pós-doutoras. Apenas serão aceitos inéditos de mestrandas sob a forma de coautoria com doutora (ou pós-doutora), desde que o artigo tenha a doutora (ou pós-doutora) como sua primeira autora.
A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de uma submissão por autora ao ano, ou enquanto houver submissão anterior em processo de avaliação.
Como e para onde enviar
Todos os materiais apresentados devem ser enviados eletronicamente através do site: Revista Estudos Feministas (ufsc.br), por meio da Plataforma OJS. Todos os campos são de preenchimento obrigatório, incluindo o ORCID, e devem ser informados por extenso. O resumo da biografia não deve ultrapassar 5 linhas.
Como realizar cadastro na revista
Todos os metadados solicitados pelo sistema devem ser adequadamente preenchidos para todas as modalidades de submissão, sob pena de o trabalho não ser considerado. A inclusão das informações nos metadados não exclui a necessidade de envio dos formulários mencionados em “Documentos para submissão online”.
Como enviar um artigo à revista
Leia atentamente as normas de publicação antes de iniciar o processo de submissão. Artigos que não estiverem completamente de acordo com as especificações das normas da Revista serão rejeitados no processo de avaliação preliminar.
Documentos para submissão online
Para submissão online é obrigatório o preenchimento dos seguintes formulários, conforme modelos disponibilizados no link abaixo, que devem ser inseridos no sistema:
- Declaração de Originalidade assinada informando que o texto é inédito e não está sendo examinado por nenhuma outra publicação;
- Notas de Autoria contendo minibiografia de até 5 linhas, registro ORCID, Filiação Institucional, e-mail e demais informações sobre o artigo, conforme exigência dos órgãos de fomento e indexadores;
- Lista de checagem preenchida e assinada.
- Acesse os modelos de documentos suplementares, orientações para construção do texto acessível e o arquivo-modelo AQUI.
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
Diretrizes para preparar texto para avaliação cega
Tem sido política da Revista Estudos Feministas desde sua criação, fazer avaliação “duplo-cega”, em que a identificação de autora (ou autoras) e de avaliadoras não são reveladas umas às outras. Há, porém, a opção da avaliação aberta, que deve ser indicada na lista de checagem.
Ao preparar o envio eletrônico de materiais para avaliação duplo-cega, a comissão editorial solicita à autora que dedique alguns minutos para o exame do seu texto e, onde apropriado:
- omita o seu nome e o da instituição na página de título, assim como dos cabeçalhos e rodapés;
- apague toda informação que possa identificá-la inadvertidamente, tal como “como esta autora descreveu em outro trabalho (citação)...” ou “veja (citação) para uma discussão mais aprofundada...”
- evite uma multiplicidade de autocitações ou a citação de materiais da autora (dissertações de doutoramento, etc.), publicados ou não;
- apague agradecimentos a colegas ou afiliações institucionais que também possam facilitar a identificação da autora;
- remova a identificação de usuário na opção Propriedades no Word.
O conselho editorial entende que mesmo sendo difícil remover conclusivamente tudo que possa levar à identificação da autora, é preciso cuidado para eliminar todas as fontes evidentes que possibilitem sua identificação, evitando indicadores óbvios de autoria por parte das avaliadoras. A REF também aceita artigos com preprint, na plataforma oferecida pela SciELO Preprints. Neste caso, a avaliação não será duplo cega, sendo opção das autoras e avaliadoras o acesso aos dados de ambas.
Diretrizes para elaboração dos textos
1. Ao submeter arquivos para apreciação da REF (artigos, ensaios, resenhas e entrevistas), as autoras devem:
- Usar processadores de texto compatíveis com Windows (.doc ou .docx);
- Definir margens de 2,5 cm (laterais, superior e inferior);
- Usar a fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de linhas de 1,5 no corpo do texto, nos títulos, nos resumos e na lista de referências;
- Justificar o texto e não usar entradas de parágrafo nem espaçamentos entre os parágrafos.
- Não usar nenhum tipo de marcação nem referências cruzadas automáticas.
2. Para atender o projeto gráfico da Revista, os títulos devem caber no cabeçalho da página. Devem ser curtos, inspiradores e atraentes. Títulos longos poderão ser modificados pela editoria.
Exemplo:
Título original - A Corte chega a Desterro: a visita de Dom Pedro II à capital da Província de Santa Catarina.
Como deve ficar - A Corte chega a Desterro.
2.1 Títulos (português, inglês e espanhol) em fonte Times New Roman tamanho 12, sem grifo e alinhados à esquerda.
2.2 Títulos das seções em fonte Times New Roman 16, negrito, centralizados, sem pular linha para o texto.
2.3 Títulos das subseções em fonte Times New Roman 14, negrito, centralizados, sem pular linha para o texto.
3. Para a elaboração dos textos, os seguintes itens devem ser observados:
- aspas duplas para citações com até três linhas;
- as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 11, espaçamento 1,5 e sem aspas;
- as aspas simples devem ser empregadas para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;
- itálico para palavras estrangeiras, (inclusive nomes próprios/de instituições), neologismos, falas de informantes e títulos completos de obras e publicações;
- notas de rodapé devem se restringir a apenas notas explicativas, numeradas, e pede-se que sejam usadas com parcimônia. Caso sejam inseridas notas de rodapé, o numeral deve vir sempre depois da pontuação, seja qual for (ponto, vírgula, dois pontos etc.).
IMPORTANTE:
- Não incluir nota de rodapé em títulos, subtítulos, resumos, tabelas e gráficos do artigo.
- Não incluir em notas de rodapé referências que não foram usadas no corpo do texto!
4. Citações e referências: as fontes das citações devem ser indicadas no corpo do texto imediatamente após a citação, nunca em nota de rodapé, (seguindo o sistema autor-data da NBR 10520/2002 da ABNT) contendo entre parênteses apenas os seguintes dados: SOBRENOME DA AUTORA, ano de publicação da obra, página inicial e final da citação.
A Revista tem como prática a inclusão, na primeira entrada de citação ou paráfrase de cada autora, o prenome completo.
Exemplo de primeira citação: “Xxxxxxxx xxxxxxx” (Simone de BEAUVOIR, 1949, p. xx).
Exemplo de segunda citação em diante: “Yyyyyyyyyy yyyyyyyy” (BEAUVOIR, 1949, p. xy).
A lista de referências bibliográficas, com nome e prenome completos de autoras deve ser apresentada ao final do texto, sendo que deve conter apenas as referências efetivamente citadas no corpo do texto. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas para as referências e notas, serão devolvidos às autoras para ajuste, o que poderá resultar em atraso na sua publicação.
Exemplo:
FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: a etnografia de violência e relações de gênero em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
5. As referências bibliográficas obedecerão aos seguintes critérios:
a) Livro:
SOBRENOME DA AUTORA DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
FONSECA, Claudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
Em caso de duas ou mais autoras, os nomes deverão vir separados por ponto e vírgula (;), inclusive nas citações no corpo do texto. Para mais de quatro autoras, usar et al.
Exemplo:
FUNK, Susana Bornéo; MINELLA, Luzinete Simões; ASSIS, Gláucia de Oliveira (Orgs). Linguagens e narrativas: desafios feministas. Tubarão: Editora Copiart, 2014.
b) Capítulo de livro:
SOBRENOME DA AUTORA DO CAPÍTULO, Prenomes. “Título do capítulo: subtítulo”. In: SOBRENOME DA AUTORA DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo, separadas por hífen.
Exemplo:
HEILBORN, Maria Luiza. “Gênero: um olhar estruturalista”. In: PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam (Orgs.). Masculino, feminino, plural: gênero na interdisciplinaridade. Florianópolis: Editora Mulheres, 1998. p. 43-55.
c) Artigo de periódico:
SOBRENOME DA AUTORA DO ARTIGO, Prenomes. “Título do artigo: subtítulo”. Título do Periódico, cidade, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.
Em caso de duas ou mais autoras, os nomes deverão vir separados por ponto e vírgula (;). Para mais de quatro autoras, usar et al.
Caso o artigo seja publicado online, incluir link e data de acesso no formato dd/mm/aaaa.
Exemplos:
ROSEMBERG, Fúlvia. “Instrução, rendimento, discriminação racial e de gênero”. Revista de Estudos Pedagógicos, v. 68, n. 159, p. 324-355, maio/ago. 1987.
LAGO, Mara Coelho de Souza. “Feminismo, psicanálise, gênero: viagens e traduções”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 189-204, abr. 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2010000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 17/04/2019.
d) Publicação em meios eletrônicos:
SOBRENOME DA AUTORA DO TRABALHO, Prenomes. “Título do trabalho”. Título da Publicação [online]. Cidade de publicação (quando houver), ano de publicação, volume da publicação, número da publicação, página inicial e página final (quando houver) OU o número identificador do artigo dentro da publicação. Disponível em endereço eletrônico. ISSN. DOI. Outras informações de publicação. Acesso em dia/mês/ano.
Exemplo:
FREITAS, Lucas Bueno de; LUZ, Nanci Stancki da. “Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero”. Cadernos Pagu [online]. Campinas, 2017, n. 49, e174908. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000100304&lng=pt&nrm=iso. Epub 13/03/2017. ISSN 1809-4449. DOI: 10.1590/18094449201700490008. Acesso em 17/04/2019.
e) Dissertações e Teses:
SOBRENOME DA AUTORA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Grau (Categoria e Área de Concentração) – Instituição, cidade, estado, país.
Exemplo:
DINIZ, Carmen Simone Grilo. Entre a técnica e os direitos humanos: possibilidades e limites da humanização da assistência ao parto. 2001. Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, SP, Brasil.
f) Trabalhos apresentados em eventos científicos:
SOBRENOME DA AUTORA DO TRABALHO, Prenomes. “Título do trabalho”. In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, ano da realização do evento, Cidade, Estado, País onde se realizou o evento. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Páginas inicial e final do trabalho.
Exemplo:
PRADO, Danda. “Maternidade: opção ou fatalidade?” In: SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS DA REPRODUÇÃO HUMANA, 1., 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Anais... Rio de Janeiro: ALERJ/Comissão Especial dos Direitos da Reprodução, 1985. p. 26-29.
g) Leis e publicações oficiais:
PAÍS/INSTITUIÇÃO. Título da publicação (número da edição, quando houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Exemplos:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 (1ª. ed.). Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei N. 9.394/1996. LDB: leis de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.
Observações:
- Não se usa mais o sublinhado para substituir autoras repetidas.
- In e et al devem ser usados em itálico.
- Não há mais a utilização dos sinais < > para mencionar os links.
- Não utilizar dois pontos (:) após “Disponível em” e “Acesso em”.
- Utilizar ponto e vírgula (;) para separar mais de uma autora.
Diretrizes para a construção de texto acessível
Visando promover a acessibilidade dos textos publicados na REF para pessoas com cegueira (que necessitam de softwares ledores que não compreendem o conteúdo de imagens, gráficos, tabelas, entre outros), foram elaboradas algumas orientações sobre as principais mudanças no desenvolvimento do manuscrito a ser submetido.
1. Evitar o uso de caracteres em branco repetidos (ex.: dois espaços), bem como de barras e outras formas utilizadas para representar a diversidade de gênero e sexualidades (ex.: /as/os/es, @, “x”).
2. Todo conteúdo digital não textual deve conter descrição da imagem (fotos, ilustrações, tabelas, gráficos, gifs).
3. Evitar o uso de célula mesclada em tabelas e quadros. No caso de tabelas e quadros complexas, sugere-se uma breve descrição da forma, como por exemplo número de colunas e linhas.
4. Inserir a descrição logo abaixo do item “Fonte”, utilizando a mesma formatação.
5. Na descrição de imagens, deve-se seguir a ordem: #PraTodoMundoVer + o que/quem + onde + como + faz o quê + como + quando + de onde; a forma simplificada também é indicada: formato + sujeito + paisagem + contexto + ação.
Todos os artigos publicados pela REF a partir de 2020 deverão seguir as normas de acessibilidade, conforme o modelo de submissão de trabalho disponibilizado nas “Diretrizes para Autoras”.
Diretrizes para inserção de imagens, tabelas e gráficos
1. No caso de inserção de imagens (fotos, figuras, gráficos, quadros e tabelas), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será da autora (ou autoras) dos artigos e dos ensaios. A aprovação final do texto dependerá do cumprimento dessas diretrizes.
2. As figuras, gráficos e imagens devem ser enviadas de duas formas: no formato JPG, inseridas no corpo do texto, e em formato TIFF, com 300 dpis, em arquivos separados do texto e carregados no sistema. Título, fonte e observações precisam estar no corpo do texto e não devem compor a imagem. Materiais fora dessas especificações não poderão ser utilizados.
3. As tabelas devem vir no corpo do texto (sem inserção de nota de rodapé no interior da tabela). Devem vir também em imagem no formato TIFF, com resolução de 300 dpis, e inseridas em “Documentos Suplementares”. O tamanho máximo da tabela na página será 13 x 17 cm, posição vertical. Evitar tabelas grandes, com muitas células e/ou muito texto por célula. Elas não cabem nas páginas e o texto pode ficar ilegível.
4. Sempre que possível, deixar figuras, imagens, gráficos e tabelas desvinculadas de um parágrafo específico de forma a permitir alguma flexibilidade na disposição do texto e das mesmas na página. Deve haver, em algum lugar do texto, a indicação em negrito da imagem ou tabela para a referência cruzada (ex: Figura 1).
5. As imagens, tabelas, gráficos devem ter título, fonte e descrição por escrito, para fins de acessibilidade (#PraTodoMundoVer). A descrição deverá ser incluída logo abaixo do elemento gráfico, conforme indicado no arquivo-modelo disponibilizado no menu "Diretrizes para Autoras".
6. Sugere-se moderação quanto ao uso de imagens, sendo permitido no máximo 10.
Diretrizes para elaboração de artigos e ensaios
Artigos: serão aceitas até 4 autoras no máximo.
Ensaios: somente uma autora.
1. Os artigos e ensaios deverão ter em torno de 9 mil palavras ou 45 mil caracteres, com espaços (aproximadamente 25 laudas, papel A4), incluindo título, resumo, palavras-chave, referências bibliográficas, notas e tabelas.
2. As submissões devem vir acompanhados de:
- títulos em português, inglês e espanhol;
- resumos em português, inglês e espanhol (no máximo 10 linhas);
- palavras-chave (máximo 5) em português e em espanhol (com as letras minúsculas) e em inglês (com a primeira letra maiúscula), separadas por ponto e vírgula (;).
Utilize o modelo de Lista de Checagem (Checklist) disponibilizado no menu “Diretrizes para Autoras”, para facilitar o trabalho de conferência dos itens de acordo com as normas da REF.
Diretrizes para elaboração de resenhas
Serão aceitas até 2 autoras no máximo.
1. As resenhas deverão ter entre 5 e 10 mil caracteres, incluindo os espaços (em torno de 2 mil palavras).
2. Os livros resenhados devem ter relação com a questão dos feminismos, gênero ou sexualidades e devem ser, de preferência, recentes: últimos quatro anos para publicações no exterior e dois anos para publicação nacional ou resultante de tradução no Brasil.
3. As resenhas devem conter:
- título (diferente do título do livro resenhado);
- síntese do assunto tratado;
- informações sobre a autora ou as autoras do livro;
- inserção e posição do trabalho nas discussões contemporâneas sobre o tema;
- perspectivas críticas sobre o trabalho (pontos positivos e negativos, aspectos que poderiam ser mais explorados, aspectos inovadores e importantes do trabalho).
4. A autora da resenha deve enviar também sua minibiografia (até 5 linhas de texto) e preencher os Metadados da submissão no sistema.
5. As normas de formatação para as resenhas deverão seguir as orientações indicadas no item “Diretrizes para elaboração dos textos”.
6. Todas as fontes e referências devem ser igualmente informadas conforme indicado no item 5 das “Diretrizes para elaboração dos textos”.
Diretrizes para entrevistas
1. As entrevistas devem ser precedidas de um texto curto de apresentação da entrevistada, elaborado pela entrevistadora ou entrevistadoras, contextualizando sua temática e a situação em que foram realizadas.
2. Devem conter perguntas curtas, preferencialmente de uma frase apenas. Deve-se ter claro que o espaço é para ser ocupado pela entrevistada, e não pela entrevistadora. Se a pergunta efetivamente feita for mais longa, ela deve ser editada para a submissão à Revista.
3. Respostas muito longas ou que incluam temas muito diferentes podem ser editadas por meio da inclusão de uma pergunta pela autora.
4. Respostas a temas próximos, mas que tenham aparecido em momentos distantes da entrevista, podem ser editadas de modo a apresentar um melhor encadeamento.
5. Depois de finalizada a entrevista, deve-se checar com a entrevistada a grafia dos nomes citados, bem como completar as referências bibliográficas mencionadas.
6. Sempre que possível, enviar a transcrição da entrevista para obter o aval da entrevistada antes de sua apresentação à editoria de entrevistas.
7. As normas de formatação para as entrevistas deverão seguir as orientações indicadas no item “Diretrizes para elaboração dos textos”.
Declaração de Direito Autoral
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