Sexualidade: Saber e Individualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254146

Resumo

Este artigo resulta de um exercício de revisão de literatura feito no âmbito de uma pesquisa
de doutoramento em Sociologia, cujo objetivo central consistiu na identificação de mudanças e
continuidades nas formas de viver e representar a sexualidade, nas últimas décadas, em Portugal. Em concreto, procurámos com este artigo explorar duas vias fundamentais de conceptualização da sexualidade: primeiro, a sexualidade enquanto campo legítimo do saber científico e, depois, a sexualidade enquanto objeto da Sociologia em particular. Deste exercício resulta a ideia de que, enquanto dimensão da vida social, a sexualidade é um reflexo de mudanças sociais mais abrangentes, sendo, nas sociedades contemporâneas, palco de importantes conquistas identitárias e lugar de excelência para uma nova ordem de individualização e prazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Morgado Neves, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), CIES-IUL, Lisboa, Portugal

Doutorou-se em Sociologia pelo ISCTE-IUL (2013), defendendo tese intitulada “Intimidade e Vida Sexual: mudanças e continuidades numa perspectiva de género e geração”

É bolseira de pós-doutoramento da FCT e investigadora no CIES-IUL, onde desenvolve uma pesquisa sobre “A Maternidade Naturalizada como nova conceção cidadania: adesão e controvérsia em Portugal e Espanha”

Atualmente, as suas áreas de trabalho incidem sobre o género, a maternidade e o nascimento e participa em redes nacionais e internacionais dedicadas a estes temas. É membro da equipa portuguesa que conduz o inquérito internacional Babies Born Better e sócia da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e no Parto

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Neves, D. M. (2019). Sexualidade: Saber e Individualidade. Revista Estudos Feministas, 27(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254146

Edição

Seção

Artigos