Diálogos entre Colonialidade e Gênero
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254394Resumo
No presente estudo tem-se por objetivo apresentar as proposições de Frantz Fanon acerca
das consequências do colonialismo na formação psíquica e cultural do sujeito colonizado e articulálas à condição específica da mulher dentro desse contexto. Tenciona-se discutir a herança do colonialismo na vida dessas mulheres, nas sociedades em que vivem e nos projetos de descolonização cultural. Para tanto, serão admitidas as observações e argumentos do psicanalista e filósofo martiniquense presentes em suas duas principais obras, Pele Negra, Máscaras Brancas (1952) e Os Condenados da Terra (1961). Apesar de ambas as obras não tratarem sobre a questão da mulher de forma aprofundada, elas oferecem mecanismos de análise que possibilitam a intersecção das formas de dominação e a melhor apreensão dos problemas socioculturais no cenário da descolonização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.