Mulheres empresárias: uma abordagem da Teoria da Identidade Performativa

Paulina Soledad Santander Astorga

Resumo


Este estudo, apoiado na Teoria da Identidade Performativa, contribui para a compreensão
da conformação das identidades das mulheres que realizam uma atividade comercial económica. Três casos foram analisados utilizando a técnica etnográfica Shadowing e entrevistas detalhadas em profundidade analisadas a partir da Análise do Discurso. Foi possível estabelecer que a identidade das mulheres é construída a partir dos diferentes discursos e cenários com os quais elas interagem, marcadas principalmente por sua classe social. Estes contextos heterogêneos determinam as identidades que se movem entre as ações que as aproximam e as afastam constantemente do imaginário coletivo das masculinidades do homem de negócios, mas que as aproximam de um imaginário de mulher empreendedora construído socialmente com múltiplos papéis e demandas.


Palavras-chave


Mulheres empreendedoras; Teoria da identidade performativa; Identidade; Shadowing

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DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n354270

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