Em nome de Maya Angelou

Felipe Fanuel Xavier Rodrigues

Resumo


Este artigo se propõe a reavaliar criticamente a segunda obra autobiográfica de Maya
Angelou, Gather together in my name (2004 [1974]). Na representação literária de si, Angelou narra sua jornada de vida como uma jovem mulher negra com um filho sem pai, lutando para sobreviver com liberdade na sociedade estadunidense dos anos 1940, marcadamente racista e sexista. Uma leitura atenta à sinuosidade dos fragmentos narrativos revela que Angelou compõe uma variante de uma womanist prose, conforme Alice Walker (1983), identificada como poética de sua verdade autobiográfica, através da qual a escritora examina sua vida interior, incomoda concepções culturais preconcebidas da mulher de ascendência africana e corrige omissões desse sujeito histórico que se autorregenera.


Palavras-chave


Mulheres negras; Literatura afro-americana; Maya Angelou; Womanism; Verdade autobiográfica

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DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n358624

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