Corpografias do feminino e formas de resistência na literatura e na arte: entrevista com Ana Gabriela Macedo

Gabrielle Vivian Bittelbrun

Resumo


Em “Mulheres, arte e poder: uma narrativa de contrapoder?” (2011a), Ana Gabriela Macedo já havia falado da necessidade de repensar as formas de representação do corpo feminino como foco potencial de resistência. A estudiosa portuguesa vem seguindo nesses esforços, pensando em questões de feminismo, gênero, corpo e representação, especialmente no âmbito das artes e da literatura. Coordenadora do Doutoramento em Modernidades Comparadas e do Grupo de Pesquisa Gênero, Artes e Estudos Pós-Coloniais do ‘Centro de Estudos Humanísticos’ da Universidade do Minho, de Portugal, Ana Gabriela é autora/organizadora de obras referenciais nos estudos feministas, como Género, Identidade e Desejo (2002), Género, Cultura Visual e Performance (2011b) e o Dicionário da Crítica Feminista (2005), que assina em conjunto com Ana Luísa Amaral. Ela é igualmente autora de um estudo monográfico sobre a obra da pintora portuguesa residente no Reino Unido, Paula Rego, com um volume intitulado, Paula Rego e o Poder da Visão. ‘A minha pintura é como uma história interior’ (2010). Em agosto de 2017, a professora e pesquisadora esteve no Brasil para participar do 13o Mundos de Mulheres e do 11o Fazendo Gênero, que ocorreu em Florianópolis. Na ocasião, ela concedeu uma entrevista e tratou de iniciativas de empoderamento no âmbito das artes, defendendo também um pluralismo no âmbito feminista.

Palavras-chave


Feminismo; Literatura; Narrativas

Texto completo:

PDF

Referências


MACEDO, Ana Gabriela. Gênero, Identidade e Desejo. Lisboa: Cotovia, 2002.

MACEDO, Ana Gabriela; AMARAL, Ana Luísa (Orgs.). Dicionário da Crítica Feminista. Porto: Afrontamento, 2005.

MACEDO, Ana Gabriela. Paula Rego e o Poder da Visão. ‘A minha pintura é como uma história interior’. Lisboa: Cotovia, 2010.

MACEDO, Ana Gabriela. “Mulheres, artes e poder: uma narrativa de contrapoder?”. Revista de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 37, p. 61-77, 2011a.

MACEDO, Ana Gabriela; RAYNER, Francesca. Gênero, Cultura Visual e Performance: uma antologia crítica. Braga: Edições Húmus, 2011b.

MACEDO, Ana Gabriela. “Enquadrar, desenquadrar/resistir: mulheres, arte e feminismos, modos de ver diferentemente”. In: FUNCK, Susana Bornéo; MINELLA, Luzinete Simões; ASSIS, Gláucia de Oliveira (Orgs). Linguagens e Narrativas. Desafios Feministas, v. 1. Tubarão: Copiart, 2014. p. 95-112.

MACEDO, Ana Gabriela. “Who will make me real? Mulheres, arte e feminismos, modos de ver diferentemente”. Vista Revista de Cultura Visual, Lisboa, n. 1, p. 93-107, 2017.




DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n157099

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Licença Creative Commons
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Revista Estudos Feministas, ISSN 1806-9584, Florianópolis, Brasil.