Luzes femininas: a felicidade segundo Madame du Châtelet
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000300014Resumo
As luzes do Iluminismo francês consagradas por certa história da filosofia foramindubitavelmente as masculinas. As presenças de Voltaire, Rousseau e Diderot nas pesquisas enas obras sobre o período são quase absolutas. A finalidade deste artigo é explorar as Luzesfrancesas, particularmente, a questão ética da felicidade, pelo olhar de uma razão tão ilustradaquanto a de Voltaire, Rousseau ou Diderot, porém de saiotes e espartilho: o pensamento deÉmilie du Châtelet (1706-1749). Pouco conhecida pelo público brasileiro e menos estudadaainda pelos dix-huitièmistes locais, Madame du Châtelet, marquesa de berço, escreveu, porvolta de 1746, um Discurso sobre a felicidade. O exame de algumas das teses e propostaséticas contidas nesse opúsculo é uma oportunidade instigante para se entenderem um poucomelhor não só as Luzes francesas, mas, sobretudo, a sensibilidade e as angústias das mulheresde vanguarda da França pré-revolucionária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.