A performance arte que virou polvo: flutuando nas águas das artes em corporalidades híbridas e ininteligíveis

Autores

  • Camila Olivia de Melo Universidade Federal do Paraná
  • Regiane Ribeiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

A performance arte, na contemporaneidade, tem-se mostrado uma potente ferramenta político-artística para visibilizar corporalidades em desacordo com o imperativo heterossexual. Foi realizada uma pesquisa etnográfica por dois anos em uma casa de cultura de Curitiba-PR, e nela encontramos misturas corporais. A performance naquele contexto estava sendo entendida como um polvo, uma mistura de performance e polvo. Descobrimos uma potência comunicativa para a livre expressão de gênero, para desestabilizar a matriz coerente de gênero ou, no mínimo, uma fuga de seus modelos normativos e rígidos. O corpo em tentáculos intercambiava por diversas linguagens artísticas para emitir mensagens que pudessem comunicar a própria vida, visibilizar a própria atitude queer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Melo, C. O. de, & Ribeiro, R. (2015). A performance arte que virou polvo: flutuando nas águas das artes em corporalidades híbridas e ininteligíveis. Revista Estudos Feministas, 23(1), 239–248. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Dossiê