“Estará nas pílulas anticoncepcionais a solução?” Debate na mídia entre 1960-1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O artigo apresenta o debate social sobre pílulas anticoncepcionais, veiculado em O Globo, nos anos 1960 e 1970. Realizamos uma pesquisa sócio-histórica, utilizando o método de estudo de controvérsias. A segurança e a oportunidade dessas tecnologias no Brasil foram as principais questões dos conflitos que envolveram médicos, Igreja, autoridades públicas e entidades de planejamento familiar. Após anos de ambiguidade, o Estado entra efetivamente no debate e, recuperando a ideia de “paternidade responsável”, difundida pela Igreja Católica, contribui para a estabilização das controvérsias. O centro dos debates se desloca de questões malthusianas para uma perspectiva neomalthusiana liberal-conservadora que relaciona o direito de decidir sobre a prole e à responsabilidade moral e cívica de limitar o número de filhos àquele que se possa criar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Dias, Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Claudia Bonan, Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz).

Doutora em Ciências Humanas pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais UFRJ (2002) e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Andreza Rodrigues Nakano, Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz).

Doutora em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e professora da Escola de Enfermagem Ana Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ivia Maksud, Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz).

Doutora em Saúde Coletiva com área de concentração: Ciências Humanas e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luiz Antônio Teixeira, Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz).

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e professor no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Dias, T. M., Bonan, C., Nakano, A. R., Maksud, I., & Teixeira, L. A. (2018). “Estará nas pílulas anticoncepcionais a solução?” Debate na mídia entre 1960-1970. Revista Estudos Feministas, 26(3). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos