Mais razão e menos emoção: o discurso de autoajuda para mulheres

Autores

  • Anna Flora - Brunelli Professora da área de língua portuguesa do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, Campus de São José do Rio Preto (SP), instituição na qual atua em cursos de graduação e de pós-graduação. É mestre e doutora em Linguística pela UNICAMP. Realizou dois estágios de pós-doutoramento: um junto ao Departamento de Linguística da UNICAMP e outro junto ao Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis), EUA. Trabalha com a Análise do Discurso de linha francesa. É membro do grupo de pesquisa CNPq FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: teoria e análise). https://orcid.org/0000-0003-4981-3291

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Neste trabalho, adotando um ponto de vista interdisciplinar, no qual nos servimos da Análise do Discurso de linha francesa e da Psicologia Social, analisamos o ethos de uma obra de autoajuda sobre relacionamentos dirigida a mulheres. A análise revela que, ancorado no estereótipo tradicional de mulher, o discurso de autoajuda adota um tom melodramático e especialmente um tom didático, propondo às mulheres que sejam mais racionais e menos emocionais, colaborando, de um modo não evidente, para a manutenção do sistema de desigualdades entre os gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Flora - Brunelli, Professora da área de língua portuguesa do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, Campus de São José do Rio Preto (SP), instituição na qual atua em cursos de graduação e de pós-graduação. É mestre e doutora em Linguística pela UNICAMP. Realizou dois estágios de pós-doutoramento: um junto ao Departamento de Linguística da UNICAMP e outro junto ao Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis), EUA. Trabalha com a Análise do Discurso de linha francesa. É membro do grupo de pesquisa CNPq FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: teoria e análise).

Professora da área de língua portuguesa do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, Campus de São José do Rio Preto (SP), instituição na qual atua em cursos de graduação e de pós-graduação. É mestre e doutora em Linguística pela UNICAMP. Realizou dois estágios de pós-doutoramento: um junto ao Departamento de Linguística da UNICAMP e outro junto ao Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis), EUA. Trabalha com a Análise do Discurso de linha francesa. É membro do grupo de pesquisa CNPq FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: teoria e análise).

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Brunelli, A. F. .-. (2018). Mais razão e menos emoção: o discurso de autoajuda para mulheres. Revista Estudos Feministas, 26(3). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos