Notas para a interpretação das desigualdades raciais na educação

Autores

  • Danielle Oliveira Valverde Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher
  • Lauro Stocco Ministério da Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2009000300019

Palavras-chave:

Desigualdades Raciais, Preconceito e Discriminação, Ações Afirmativas, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo discute os dados educacionais compilados na 3a edição do Retrato das desigualdades de gênero e raça, enfatizando a importância da compreensão de como as diferentes situações e os processos sociais vivenciados pelas crianças e pelos jovens brancos e negros no interior do sistema educacional afetam sua permanência, progressão e desempenho escolar. Como principais achados destacam-se a queda da histórica diferença de escolaridade entre brancos e negros de mais de 15 anos, a cristalização da diferença de escolaridade entre crianças brancas e negras de 7 a 14 anos e a menor taxa de crescimento do acesso ao ensino superior das mulheres negras em comparação aos homens negros. Por fim, é apontada a importância da articulação de diferentes ações para a superação das desigualdades raciais na educação.

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Publicado

2009-09-29

Edição

Seção

Dossiê