Crianças, gênero e sexualidade: realidade e fantasia possibilitando problematizações
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200020Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, InfânciaResumo
Na dinâmica da intertextualidade, numa escrita rizomática, entreteci o roteiro de três filmes – A ostra e o vento, A teta e a lua e Inocente malícia – que trazem personagens crianças vivenciando, diferentemente, as descobertas da sexualidade e das relações de gênero. Teci esses roteiros com uma das ações do Projeto intitulado Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção, aprovado pela Secad/MEC em 2007, especialmente as ações do Subprojeto Direitos da Criança. Muitas crianças – personagens dessa gincana – possibilitaram a escrita de roteiros do cotidiano de processos educativos. Assim, o texto discute que o adulto, muitas vezes, exercita a violência de um olhar poderoso diante do desejo da criança – que pode driblar esse poder –, constituindo suas linhas de fuga. Mas, também, discute que o adulto pode, intencionalmente, possibilitar à criança encharcar-se das temáticas de sexualidade e gênero.
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