Cooperativismo: uma experiência feminina na arte de produzir conquistas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000100012Resumo
Neste trabalho busco analisar formas de mobilização feminina a partir de uma cooperativa habitacional cujas famílias cooperadas podem ser classificadas como membros das classes trabalhadoras. Essa cooperativa contou com apoio financeiro e técnico de uma ONG que a organizou por meio do regime de mutirão familiar da mão de obra para a construção de casas próprias. O cooperativismo proposto como nova forma de organização política e econômica da sociedade investe no poder de articulação coletiva acumulada na história das classes trabalhadoras. Ao atualizar princípios socioculturais importantes, como o espírito de solidariedade e a articulação da rede de sociabilidade, as mulheres cooperadas passaram a participar de tarefas tradicionalmente masculinas e a exercer um poder de liderança sutil e criativa, conferindo um sentido específico de coletividade ao grupo de famílias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.