Representação política, representação de grupos e política de cotas: perspectivas e contendas feministas

Autores

  • Teresa Sacchet Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000200004

Resumo

Este artigo foca no debate sobre representação política, representação especial degrupos e política de cotas com o objetivo de destacar os seus argumentos principais e maiscontroversos, explorando suas inconsistências, problematizando-os e estabelecendo um diálogoentre eles. Será considerado até que ponto o argumento por maior inclusão de membros degrupos sociais não hegemônicos em processos político-decisórios, através de mecanismoscomo as cotas, pode ser justificado desde uma perspectiva normativa. Dado o caráter polêmicodo conceito de representação política e da noção de identidades e interesses de grupos, emque se justificaria essa demanda? Esta discussão será conduzida a partir de uma análise sobreo conceito de representação política, da noção de interesses, identidades e perspectivas degrupos, e de uma análise sobre os principais argumentos apresentados a favor das cotas econtra elas. O artigo foca na representação política das mulheres, estabelecendo assim umdiálogo permanente com e entre perspectivas feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Sacchet, Universidade de São Paulo

É doutora em Ciência Política pela Universidadede Essex e mestre em Sociologia Política pela Universidade de Londres. Fez pós-doutoradono Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP, 2006 e 2009),quando também ministrou disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação.Professora da Universidade de East Anglia, na Inglaterra. Consultora para diferentes órgãosdas Nações Unidas. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicasda Universidade de São Paulo e Assessora da Secretaria Executiva do Ministério doDesenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Downloads

Publicado

2012-05-21

Como Citar

Sacchet, T. (2012). Representação política, representação de grupos e política de cotas: perspectivas e contendas feministas. Revista Estudos Feministas, 20(2), 399–431. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000200004

Edição

Seção

Artigos