Histórias que não têm era uma vez:1 as (in)certezas da transexualidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000200011Resumo
A partir de fragmentos das histórias de vida de pessoas (transexuais), tento explicitara diversidade das suas vivências, experiências singulares, modos de dar sentido ao processode ruptura das normas de gênero e da sexualidade. Analiso a insuficiência dos discursosmédico e jurídico, ancorados numa verdade essencializada sobre o corpo sexuado, paracapturar as possibilidades de experiências na transexualidade. Argumento que o potencialdesestabilizador da transexualidade reside no distanciamento da máxima reducionista queconsidera os sujeitos como pessoas presas num corpo equivocado cuja inteligibilidadedependeria unicamente da cirurgia de transgenitalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.