“Homens trans”: novos matizes na aquarela das masculinidades?
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000200012Resumo
O artigo discute de forma exploratória a emergência de uma nova categoriaidentitária no Brasil, a de ‘homem trans’. Essa se constrói diferenciando-se da identidade lésbicae, também, de expressões de gênero de outros grupos que tiveram seus corpos assignadoscomo femininos ao nascimento, mas que contestam essa assignação sem, contudo, se afirmarem‘homens’ de forma constante. Afirma-se que a emergência dos ‘homens trans’ tem sidopotencializada pelo estabelecimento do processo transexualizador no SUS. Discutem-se o usodo termo “homem trans” e algumas características comuns a tais sujeitos. Problematizam-se acomplexidade de seus processos de autorreconhecimento e construção de masculinidades,sua rápida capacidade de indiferenciação a partir de modificações corporais e, alguns dosefeitos políticos e subjetivos, da visibilidade e da indiferenciação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.