Desafios e tendências das políticas de igualdade de mulheres e homens em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000200006Resumo
Neste trabalho exponho algumas das conclusões acerca do “feminismo de Estado”em Portugal, tema pouco estudado no país e objeto central da minha investigação dedoutoramento em Sociologia do Estado, Direito e Administração (FEUC/CES). Na pesquisainterroguei a ação do Estado português na promoção da igualdade de mulheres e homensdesde 1970, concretamente o papel que a atualmente designada Comissão para a Cidadaniae Igualdade de Género (CIG) como mecanismo oficial para a igualdade tem vindo a desempenharem articulação com os movimentos de mulheres na promoção de políticas públicas deigualdade. Explicito, aqui, os principais desafios com que se confrontam a Comissão e asassociações de mulheres, designadamente, o do mainstreaming de género, da politicizaçãoda área, da nova gestão pública, da adoção da linguagem de “género”, da alteração darelação com as ONGs e da inclusão de novos representantes e novos eixos de desigualdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.