Réquiem para dois pássaros de gelo: a coreografia da exclusão na patinação artística soviética e a construção da potência esportiva mundial

Autores

  • Diego Santos Vieira de Jesus Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000300024

Resumo

O objetivo é examinar os fatores responsáveis pela construção da hegemonia dos atletas soviéticos da patinação artística de duplas e da dança no gelo nas principais competições internacionais a partir da década de 1960, bem como os efeitos dessa hegemonia na construção da imagem da União Soviética como potência esportiva mundial. O uso do desempenho dos casais em competições era um veículo para a comunicação internacional dos sucessos do regime comunista na preparação técnica de sua população. O aparato criado em torno da patinação artística de duplas e da dança no gelo na União Soviética era imbuído de um viés político heteronormativo, que naturalizava as hierarquias que situavam a mulher numa posição de dependência em relação ao homem e contribuía para a exclusão de práticas que apontavam para o questionamento da ordem patriarcal erguida pelo regime comunista.

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Publicado

2013-09-15

Como Citar

Jesus, D. S. V. de. (2013). Réquiem para dois pássaros de gelo: a coreografia da exclusão na patinação artística soviética e a construção da potência esportiva mundial. Revista Estudos Feministas, 21(3), 1211–1230. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000300024

Edição

Seção

Artigos Temáticos