(Obs)cena: o lugar do desejo feminino em Gustav Klimt e Clarice Lispector

Autores

  • Valeria Rosito Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000100009

Resumo

Este artigo sublinha o lugar da (obs)cena para onde se desloca persistentemente o desejo feminino. Põe em diálogo a linguagem pictórica e a literária, voltando-se para a economia composicional da tela de Klimt “As três idades da mulher” e do conto clariceano “Ruído de passos”. Considera os horizontes de sentidos agregados pela circulação e recepção de ambos os objetos, especialmente no que diz respeito à autonomia do detalhe na tela de Klimt. A discussão sugere ainda efeitos do deslocamento da crítica específica de gênero à luz da crítica cultural contemporânea, voltada para agendas mais diluídas sobre inclusão. Sustentase, finalmente, que a perspectiva de gênero ilumina decisivamente o ato interpretativo e se prova crucial no enriquecimento de contribuições filosóficas notórias de teóricos do discurso como Bakhtin.

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Publicado

2014-05-30

Como Citar

Rosito, V. (2014). (Obs)cena: o lugar do desejo feminino em Gustav Klimt e Clarice Lispector. Revista Estudos Feministas, 22(1), 151–171. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000100009

Edição

Seção

Artigos