As representações sociais dos professores de ciências sobre o corpo humano

Autores

  • Delma Faria Shimamoto UFU - Uberlândia - MG
  • Emília Freitas Lima

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

As representações sociais2 dos professores sobre corpo humano e suas repercussões no ensino de Ciências Naturais constitui um estudo das representações sociais na perspectiva moscoviciana. O objetivo desta pesquisa é acessar as representações sociais dos professores sobre corpo humano, aproximando-se dos contextos de sua formação, do seu conteúdo constituído e da sua articulação com a prática pedagógica dos professores investigados. Os sujeitos desta pesquisa são professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental que foram submetidos às técnicas de associação livre de palavras, de triagens hierarquizadas sucessivas e de entrevistas semi-estruturadas. As análises indicam que as representações sociais sobre corpo humano, no grupo de professores, estruturam-se em torno de um núcleo central, que destaca elementos de natureza biológica. Essas constatações implicam repensar o ensino do corpo humano para promover melhor qualidade para o ensino das Ciências Naturais.

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Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos