A política antitruste no Brasil: estudo de caso Kolynos

Autores

  • Emerson Andrade Câmara Faculdade Cidade de João Pinheiro
  • Juliana Wolff B. Maddarena Centro Universitário UNIEURO
  • Maria José Melo
  • Roberto Minadeo UNIEURO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n2p383

Resumo

O presente estudo busca discutir a importância da temática da política antitruste brasileira regulamentada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Tal propósito se deve à suposição comum no meio organizacional de que existe uma relação entre a sustentabilidade e competitividade das organizações. A política antitruste passou por uma mudança substancial em sua forma de atuar, mais precisamente, a partir da década de 1990, devido ao advento da abertura da economia brasileira. Partindo desta premissa, o presente artigo apresenta os atos de concentração pós-1994, porém maior ênfase à aquisição da Kolynos pela Colgate-Palmolive em 1995 – e a posterior criação da marca Sorriso. Utilizou-se uma metodologia descritiva e analítica, conduzida por um enfoque qualitativo. Concluiu-se que o CADE estava em seus primeiros passos, desse modo é importante contextualizar para julgar sua atuação, que é ao mesmo tempo eficaz e ineficaz, dependendo, de seu interesse e agilidade, pois é sujeito, ao ambiente político que o ampara – e não encontra ainda respaldo jurídico para todas suas decisões.

Biografia do Autor

Emerson Andrade Câmara, Faculdade Cidade de João Pinheiro

Mestrando em Administração, UNIEURO; Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Marketing; Metodologia do Ensino Superior;Metodologia do Ensino e Tecnologia para Educação a Distancia; Bacharel Em Administração de Empresas pela Faculdade Tecsoma. Atualmente é Coordenador e Professor titular do Curso de Administração da Associação Educacional de João Pinheiro.

Juliana Wolff B. Maddarena, Centro Universitário UNIEURO

Atua principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, administração em saúde, aleitamento materno, saúde da mulher, sae, supervisão em saúde, centro cirúrgico, centro obstétrico, tratamento de queimados, qualidade em saúde, lavanderia e higiene hospitalar.

Roberto Minadeo, UNIEURO

Prof. do Programa de Mestrado em Administração da UNIEURO

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos