Amor e moralidade: um estudo com participantes de 5 a 70 anos

Autores

  • Ariadne Dettmann Alves Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Endereço para correspondências: Av. São Paulo, 1270, apto 1002, Praia da Costa, Vila Velha, ES, 29101-300
  • Heloisa Moulin de Alencar Universidade Federal do Espirito Santo Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.
  • Antonio Carlos Ortega Universidade Federal do Espirito Santo Professor Colaborador e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n2p363

Resumo

Refletindo sobre importância das virtudes no estudo da moralidade, objetivamos investigar os juízos dos participantes no que diz respeito a concepção do amor. Entrevistamos sete pessoas, com idades que compreende desde a infância até a velhice. Pesquisamos o que cada um considerava como exemplo de amor, e destes qual seria o mais e o menos importante. Constatamos que os participantes mais novos destacam um amor direcionado a outrem, sem definir quem seria esse outro. Entretanto, os mais velhos citam mais família e amigos. As justificativas para a escolha dos exemplos de amor ressaltam a experiência pessoal ou exemplos de outras pessoas. Apesar de o exemplo escolhido como mais importante remeter a um amor a Deus ou a uma preocupação com o outro, essa escolha relaciona-se às conseqüências que este traria à própria pessoa. Nesse trabalho exploratório, procuramos destacar a amplitude e importância do estudo desse tema no campo da moralidade.

Biografia do Autor

Ariadne Dettmann Alves, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Endereço para correspondências: Av. São Paulo, 1270, apto 1002, Praia da Costa, Vila Velha, ES, 29101-300

Ariadne Dettmann Alves Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Desde 2009 é aluna de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo, com bolsa de financiamento da Capes.Certificado pelo autor em 27/02/11

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espirito Santo Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Heloisa Moulin de Alencar Concluiu graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Desde 1993 é Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD). Em 2004 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). Tem experiência na área de Psicologia, sendo que a linha de pesquisa ao qual está vinculada é intitulada "Processos de Desenvolvimento Cognitivo e Moral". Atua principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: Psicologia do Desenvolvimento Humano; Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo & Psicologia e Moralidade. Como pesquisadora e orientadora de Pós-Graduação possui interesse nos seguintes temas: Humilhação; Honra; Valores morais e Educação moral.Certificado pelo autor em 08/08/11

Antonio Carlos Ortega, Universidade Federal do Espirito Santo Professor Colaborador e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Antonio Carlos Ortega possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971) , mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) , doutorado em Psicologia pelo Fundação Getúlio Vargas (1985) e pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Madrid (1996) . Atualmente é Aposentado/Volutário da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas Gráficas Projetivas, Desenho da Família, Personalidade e Desenvolvimento. 14/11/11Certificado pelo autor em 14/11/11

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Publicado

2010-04-24

Edição

Seção

Artigos