Amor e moralidade: um estudo com participantes de 5 a 70 anos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n2p363Resumo
Refletindo sobre importância das virtudes no estudo da moralidade, objetivamos investigar os juízos dos participantes no que diz respeito a concepção do amor. Entrevistamos sete pessoas, com idades que compreende desde a infância até a velhice. Pesquisamos o que cada um considerava como exemplo de amor, e destes qual seria o mais e o menos importante. Constatamos que os participantes mais novos destacam um amor direcionado a outrem, sem definir quem seria esse outro. Entretanto, os mais velhos citam mais família e amigos. As justificativas para a escolha dos exemplos de amor ressaltam a experiência pessoal ou exemplos de outras pessoas. Apesar de o exemplo escolhido como mais importante remeter a um amor a Deus ou a uma preocupação com o outro, essa escolha relaciona-se às conseqüências que este traria à própria pessoa. Nesse trabalho exploratório, procuramos destacar a amplitude e importância do estudo desse tema no campo da moralidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.