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Authors

  • Ariadne Dettmann Alves Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Endereço para correspondências: Av. São Paulo, 1270, apto 1002, Praia da Costa, Vila Velha, ES, 29101-300
  • Heloisa Moulin de Alencar Universidade Federal do Espirito Santo Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.
  • Antonio Carlos Ortega Universidade Federal do Espirito Santo Professor Colaborador e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n2p363

Abstract

Reflecting on the importance of virtues in the study of morality, we aim
to investigate the participants’ judgments regarding the concept of love.
We interviewed seven people, with ages comprising from childhood to elderly. We researched what each one regarded as an example of love, and  of those, which would be the most and least important. We found that younger participants highlighted a love directed to others, without defining who this other would be. However, the older ones cite more family and friends. The justifications for the choice of the examples of love emphasize personal experience or examples of other people. Although the example chosen as most important refers to a love of God or a concern with another, this choice relates to the consequences that this would bring to oneself. In this explora -tory work, we look to highlight the extent and importance of studying this subject in the field of morality.

Author Biographies

Ariadne Dettmann Alves, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Endereço para correspondências: Av. São Paulo, 1270, apto 1002, Praia da Costa, Vila Velha, ES, 29101-300

Ariadne Dettmann Alves Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Desde 2009 é aluna de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo, com bolsa de financiamento da Capes.Certificado pelo autor em 27/02/11

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espirito Santo Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Heloisa Moulin de Alencar Concluiu graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Desde 1993 é Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD). Em 2004 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). Tem experiência na área de Psicologia, sendo que a linha de pesquisa ao qual está vinculada é intitulada "Processos de Desenvolvimento Cognitivo e Moral". Atua principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: Psicologia do Desenvolvimento Humano; Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo & Psicologia e Moralidade. Como pesquisadora e orientadora de Pós-Graduação possui interesse nos seguintes temas: Humilhação; Honra; Valores morais e Educação moral.Certificado pelo autor em 08/08/11

Antonio Carlos Ortega, Universidade Federal do Espirito Santo Professor Colaborador e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Antonio Carlos Ortega possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971) , mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) , doutorado em Psicologia pelo Fundação Getúlio Vargas (1985) e pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Madrid (1996) . Atualmente é Aposentado/Volutário da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas Gráficas Projetivas, Desenho da Família, Personalidade e Desenvolvimento. 14/11/11Certificado pelo autor em 14/11/11

Published

2010-04-24

Issue

Section

Artigos