Ambientes restauradores no trânsito: variabilidade da freqüência cardíaca e tempo de reação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p101Resumo
Neste trabalho investigou-se a aplicação da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) para a monitorização e gravação dos estados de excitação autonômica de um motorista em uma viagem interestadual de 725 km. O sinal de VFC é usado como uma ferramenta para a avaliação do sistema nervoso no controle da freqüência cardíaca. Levaramse em consideração as variáveis ambientais decorrentes desta tarefa. Em cinco momentos disti- ntos da viagem foram medidos os sinais R-R da freqüência ventricular (intervalo entre duas ondas R corresponde à freqüência de despolarização ventricular) e realizados teste de tempo de reação do motorista. Os resul -tados expressaram fortes correlações entre as variáveis de baixa freqüência da variabilidade da freqüência cardíaca (LF) e alta freqüência da variabilidade da freqüência cardíaca (HF) com o tempo de reação, o que indica a neces- sidade de investir numa possível monitoração contínua da VFC do motorista como indicador da sua condição de dirigir. Fer- ramenta que colaboraria na prevenção contra acidentes de trânsito. Sugere-se a utilização de ambientes restauradores nas estradas a fim de evitar acidentes desse gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.