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Authors

  • Adilson André Martins Monte Universidade Federal de Santa Catarina Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéferson Passig Universidade Federal de Santa Catarina Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Emílio Takase Universidade Federal de Santa Catarina Doutor em Psicologia Experimental, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Ariane Kuhnen Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina Doutora em Ciências Humanas, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Laboratório de Psicologia Ambiental, Florianópolis, SC, 88040-970.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p101

Abstract

This work investigated the application of heart rate variability (HRV) for
monitoring and recording the states of autonomic arousal of a driver in interstate travel a 725 km away. The HRV signal is used as a tool for asses- sing the performance of the nervous system in heart rate control. They took into account environmental variables resulting from this task.  At five different moments of the trip were measured signals R-R of ventri- cular rate (interval between two R waves matches the frequency of ventricular depola- rization) and simultaneously performed a reaction time test driver. The results expressed strong correlations among the low- frequency heart rate variability (LF – Low Frequency) and high frequency heart rate variability (HF– High Frequency) with the reaction time, which indicates the need to invest in a  possible continuous monitoring of HRV the driver as an indicator of his condition to drive. Tool that would work in preventing traffic accidents. We suggest the use of restorative environments on the road to avoid accidents of this kind.

Author Biographies

Adilson André Martins Monte, Universidade Federal de Santa Catarina Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina

Adilson André Martins Monte possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1988), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), é Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Mestre em Engenharia Elétrica (área de concentração: Engenharia Biomédica) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Processamento de Sinais Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de instrumentação para avaliação física, futsal, futebol e tênis de campo.Certificado pelo autor em 20/10/09

Jéferson Passig, Universidade Federal de Santa Catarina Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Jéferson Passig Graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001). Formação em Psicologia Existencialista pelo NUCA (2004). Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino pela Faculdade Dom Bosco (2005). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011).Certificado pelo autor em 02/11/11

Emílio Takase, Universidade Federal de Santa Catarina Doutor em Psicologia Experimental, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Emilio Takase Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e Exercício e Psicologia Cognitiva, atuando principalmente com enfoque na Neurcociência Cognitiva. Os temas das pesquisas em PsicoNeuroFisiologia: psicologia do esporte e exercício, cognição, ansiedade, desempenho cognitivo, funções executivas. Atualmente está desenvolvendo/criando: a) a área EDUCAÇÃO CEREBRAL: www.educacaocerebral.com; b) Monitor de Variabilidade da Frequência Cardíaca de Baixo Custo; c) Eye Tracking de Baixo Custo; d) Psicofisio-Usabilidade; e) Jogos Eletrônicos e MultiMouse/Multipoint: f) CognotecaCertificado pelo autor em 11/09/11

Ariane Kuhnen Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina Doutora em Ciências Humanas, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Laboratório de Psicologia Ambiental, Florianópolis, SC, 88040-970.

Ariane Kuhnen Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, onde também coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental. Participa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP - GT Psicologia Ambiental). Atua em duas linhas de pequisa: psicologia do desenvolvimento e psicologia ambiental, onde investiga como as características psicológicas interagem com as características do ambiente e que implicação essa inter-relação tem nas representações e no comportamento humano.Certificado pelo autor em 12/12/11

Published

2011-01-01

Issue

Section

Artigos