Significado do trabalho nos setores público e privado

Autores

  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo
  • Sérgio Hideo Kubo Universidade de São Paulo
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n2p305

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo investigar os fatores associados ao significado do trabalho e os indicadores relevantes no ambiente empresarial de acordo com os funcionários dos setores público e privado. A partir de uma amostra de 304 profissionais pertencentes a estes setores, foi elaborado um modelo inicial que não mostrou resultados estatísticos satisfatórios e foi substituído por um modelo que apresentou melhor qualidade de ajuste aos dados. o estudo revelou que, para a amostra geral e para o setor público, o significado do trabalho se reflete, na orde, na centralidade do trabalho, objetivos e resultados valorizados e por último, nas normas sociais. Há uma inversão na segunda e terceira colocação deste ranking quando se focaliza o setor privado. Com base neste estudo, o conhecimento das componentes do significado do trabalho na vida das pessoas pode contribuir para uma melhor gestão dos recursos humanos no contexto empresarial.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade de São Paulo; Graduação em Bacharelado em Letras pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo; Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo.Mais informações no Currículo Lattes.

Sérgio Hideo Kubo, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Engenharia Eletrônica pela Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA. Graduação em Engenharia civil pela Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP. Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo, USP.Mais informações no Currículo Lattes.

Daielly Melina Nassif Mantovani, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Administração pela FEA-RP/Universidade de São Paulo. Mestrado em Administração de Organizações pela mesma Instituição e cursa Doutorado em Administração na FEA.Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2012-07-11

Edição

Seção

Artigos