Relato de experiência do Grupo de Estudos Michel Foucault

Autores

  • Kleber Prado Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simone Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Diaz de Vivar y Soler Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n2p331

Resumo

O artigo relata as experiências do Grupo de Estudos Michel Foucault entre os anos de 2005 e 2009, em termos do desenvolvimento de programas de leitura e discussão de textos. O Grupo é uma atividade de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC, sob coordenação de um professor da referida unidade. Seus objetivos mais gerais ligam-se à divulgação do pensamento foucaultiano, servindo de suporte a atividades de pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado, buscando não apenas a aplicação, como o desenvolvimento e atualização das problematizações do autor. Ao longo do período relatado foram desenvolvidos oito programas de estudos, organizados por temáticas levantadas pelo Grupo, além da conclusão e defesa de dez dissertações de mestrado e três teses de doutorado. Nesse intervalo, integrantes do Grupo produziram em parceria diversos artigos e capítulos de livros, além de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos em congressos.

Biografia do Autor

Kleber Prado Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em História pela Unicamp. É  professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Simone Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Jurídica (UFSC).

Mais informações no Currículo Lattes.

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atualmente é consultor de programas e projetos sociais do Grupo de Apoio e Prevenção a Aids de Criciúma e professor horista - Faculdades Integradas de Lages.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2012-07-11

Edição

Seção

Artigos