Campanhas publicitárias na revista Veja: construções da globalização

Autores

  • Alessandra Lemos de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Angela Maria Rubel Fanini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maurini Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2012v46n1p123

Resumo

Neste artigo, analisam-se quatro peças publicitárias extraídas da revista Veja em diferentes décadas, procurando perceber como o discurso publicitário engendra visões da globalização. Aborda-se a publicidade enquanto uma ferramenta a serviço da lógica do capitalismo e do consumismo. Verificou-se que a passagem temporal, embora implique modificações formais e de conteúdo nas peças analisadas, revela-se também uma constante em que, a partir da publicidade, promete-se a inserção dos públicos alvos na globalização tomada somente em seus aspectos positivos, fortalecendo a idéia de globalização perversa e à maneira de fábula, tipologia proposta pelo pensador Milton Santos que se debruçou sobre as relações entre publicidade e mundialização.

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Publicado

2012-10-23

Edição

Seção

Artigos